Historial de Actividades da Uva Biofortificada - 2020

No dia 26 de Maio de 2020 efectuou-se uma deslocação aos 4 campos experimentais (Lau Novo, Lau Velho, Biscaia e Lagameças) para selecção e delineamento do sistema de testagem que irá ser utilizado para implementação de um itinerário de biofortificação de 4 castas de vinha destinada à biofortificação em zinco.

No dia 6 e 29 de Junho, 14 de Julho e 12 de Agosto de 2020 procedeu-se à 1ª, 2ª, 3ª e 4ª pulverização da vinha com soluções de zinco, visando a biofortificação das castas moscatel, Fernão Pires, Syrah e Castelão. Nos dias 29 de Junho e 19 de Agosto procedeu-se ainda à análise da mobilização potencial de fotoassimilados, procedendo-se a determinações analítocas de fluorescência in vivo da clorofila a e de taxas fotossintéticas liquidas recorrendo-se à análise de trocas gasosas por infravermelhos.

Aspecto geral das vinhas em 6 de Junho

Aspecto geral da cultura em 29 de Junho

(No decurso da aferição da taxa de fotoassimilados)

Aspecto geral da cultura em 19 de Agosto

(No decurso da aferição da taxa de fotoassimilados)

Em 8 de Julho efectuou-se uma deslocação aos 4 campos experimentais (Biscaia, Lagameças, Lau Novo e Lau Velho) para recolha de amostras biológicas visando a biofortificação das castas Syrah, Castelão, Moscatel e Fernão Pires, respectivamente. Estas amostras destinavam-se a subsequente análise laboratorial das cinéticas de acumulação de zinco.

Aspecto geral da casta Syrah em 8 de Julho

Aspecto geral da casta Castelão em 8 de Julho

Aspecto geral da casta Moscatel em 8 de Julho

Aspecto geral da casta Fernão Pires em 8 de Julho

Nos dias 18, 19 e 20 de Agosto de 2020 procedeu-se então à colheita da uva Fernão Pires e subsequente produção de vinho monocasta. Efectuou-se ainda a recolha de amostras para subsequente análise laboratorial das características nutricionais e definição de indices de biofortificação.

Nos dias 14, 15, 16 e 17 de Setembro de 2020 procedeu-se então à colheita da uva Syrah, Castelão e Moscatel e subsequente produção de vinho monocasta. Efectuou-se ainda a recolha de amostras para subsequente análise laboratorial das características nutricionais e definição de indices de biofortificação.

No dia 12 de Outubro de 2020 procedeu-se ao processo de vinificação de uva biofortificada das 4 castas em zinco . Adicionalmente proceder-se à recolha de amostras para subsequente processamento laboratorial (controlode qualidade, caracteristicas nutricionais, indices de biofortificação, etc.).

Entre Setembro e Outubro de 2020 procedeu-se à caracterização laboratorial da qualidade e dos indices de biofortificação da uva biofortificada nas castas castelão, Syrah, Fernão Pires e Moscatel.

No dia 20 de Outubro de 2020 procedeu-se ao engarrafamento do vinho biofortificado (castas Fernão Pires e Moscatel).

Na primeira quinzena de Setembro de 2021 a Drª Belen Moya, proveniente da Agricultural University of Plovidv, Bulgaria, deslocou-se aos laboratórios do Departamento de Ciências da Terra, da Faculdade de Ciências e Tecnologia (NOVA School of Sciences and Technology) da Universidade Nova de Lisboa, tendo participado nas actividades de investigação desenvolvidas em torno da definição de indices de biofortificação e caracterização da qualidade do produto biofortificado.

Entre 1 de Setembro e 31 de Outubro de 2021, a Drª Katarina Damjanović, proveniente da FACULTY OF AGROBIOTECHNICAL SCIENCES OSIJEK - JOSIP JURAJ STROSSMAYER UNIVERSITY OF OSIJEK, encontra-se nos laboratórios do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia (NOVA School of Sciences and Technology) da Universidade Nova de Lisboa, desenvolvendo investigação no âmbito da definição de indices de biofortificação e controlo de qualidade do produto biofortificado.