Historial de Actividades da Uva Biofortificada - 2019

Visitas de consultores científicos e trabalho de indole laboratorial

No dia 18 de Março de 2019 reuniram-se todos os parceiros do projecto para apresentação, análise e discussão dos resultados obtidos em 2018. Efectuou-se uma caracterização do indice de biofortificação nas diferentes castas de uva e do vinho. Efectuou-se ainda um novo plano de trabalho para o ano de 2019, no estrito cumprimento dos objectivos do projecto.

No dia 6 de Maio de 2019 o Sr. Subdirector da Faculty of Agrobiotechnological Sciences Osijek (University of Josip Juraj Strossmayer - Croácia), Zdenko Loncaric e 3 outros colegas deslocaram-se oa Departamento de Ciências da Terra, onde vão ficar durante duas semanas para colaborar no Projectos PDR2020 - Biofortificação de uva em zinco para produção de vinho branco e tinto. Trata-se portanto de uma colaboração interinstitucional para análise e discussão de resultados obtidos durante 2018-2019.

No dia 10 de Maio efectuou-se uma deslocação às vinhas para seriação das fileiras que irão ser objecto de biofortificação (i.e., diferentes tratamentos e castas).

Desde Março de 2019 procedeu-se à recolha de imagens com recurso a drones e ainda à obtenção de amostras biológicas para análise laboratorial, com proveniência dos 4 campos experimentais submetidos ao itinerário de biofortificação em zinco.

Campo Biscaia

No dia 20 de Maio efectuou-se uma deslocação para recolha de imagens, com recurso à utilização de drones para subsequente análise de estado de desenvolvimento da vinha. Procedeu-se ainda à recolha de material biológico para subsequente análise / monitorização laboratorial.

No dia 24 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para verificar o estado da vinha submetida ao itinerário de biofortificação e ainda para recolha de amostras para análise laboratorial.

No dia 9 de Setembro efectuou-se uma deslocação ao campo de ensaio para recolha de amostras para processamento laboratorial (visando a determinação dos indices de biofortificação e de padrões de qualidade).

Campo Lagameças

No dia 2 de Setembro procedeu-se á recolha da uva biofortificada em zinco para subsequente análise laboratorial e aferição da qualidade.

Campo do Lau Velho

Campo do Lau Novo

No dias 29 de Junho, 6, 13 e 19 de Julho efectuaram-se deslocações a todos os campos experimentais para pulverização das vinhas, visando a implementação do itinerário previamente definido.

Entre 16 e 20 de Setembro a Drª Anna Vukovic, da Josip Juraj Strossmayer University of Osijek - Croácia, deslocou-se aos laboratórios do Departamento de Ciências da Terra da Universidade Nova de Lisboa, para desenvolver e implementar técnicas laboratoriais em uva biofortificada.

Os Professores Dario Itjkic, Boris Ravnjak, Miro Stosic and Tomislav Vinkovic provenientes da Universidade Josip Juraj Strossmayer - Osijek / Croácia deslocaram-se ao Departamento de Ciências da Terra, para troca de experiências , dando particular enfase à produção e controlo de qualidade alimentar. Apresentaram ainda 3 comunicações cientificas com base na investigação que vêm desenvolvendo.

Em Setembro de 2019 procedeu-se à colheita das 4 castas de uva submetidas ao itinerário de biofortificação em zinco nos 4 campos experimentais, inicando-se então a análise laboratorial das amostras, aferindo-se os indices de biofortificação dos diferentes tratamentos e determinando-se os respectivos parâmetros de qualidade. Este processo ficou concluido no dia 27 de Janeiro de 2020.