O Devónico é um Período chave na história da vida na Terra

Ficou marcado pela invasão do meio terrestre por parte dos vertebrados, pelo surgimento das primeiras grandes florestas, pela proliferação dos peixes e pelo surgimento das revolucionárias mandíbulas. 

Eventos geotectónicos, com destaque para a Orogenia Varisca, caracterizam este Período e encontram-se registados nas litologias do nosso país. 

A nível taxonómico, estão presentes os seguintes grupos: corais rugosos e tabulados, briozoários, braquiópodes, moluscos bivalves, tentaculites, crinoides, trilobites e filocarídeos, assim como alguns vertebrados (em Laúndos).  

Neste contexto, abordam-se alguns afloramentos devónicos, presentes nas regiões de Laúndos, São Pedro da Cova, Dornes e Portalegre, que correspondem a importantes locais com um rico registo fóssil deste Sistema e que se encontram atualmente desprotegidos e vulneráveis a diversos fatores, que geralmente afetam afloramentos geológicos e ainda a outros adicionais, por serem fossilíferos. 

Motivos para a criação deste site

O Devónico em Portugal é ainda mal conhecido por parte do publico geral e o número de trabalhos científicos sobre esta temática, é escasso em comparação com o de outros Períodos em Portugal. Tal situação estimulou a criação deste site.

Objectivos 

Divulgar o Sistema Devónico da Zona Centro-Ibérica (ZCI) em Portugal, e promover a conservação e proteção dos seus afloramentos e respectivo conteúdo paleontológico.

Contactoruben12domingos@gmail.com 

Referência a este site
Domingos, R., Legoinha, P. & Callapez, P. (2021) - Devónico da Zona Centro-Ibérica. © NOVA School of Science and Technology. Disponível em https://sites.fct.unl.pt/devonico_zci/