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Simulação numérica de acidentes ferroviários para análise da segurança passiva (SSP)

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UC lecionada no DEC/FCT nas sextas-feiras, Semana 2-7

Formador

Marta Carvalho

Objectivos da UC

• Conceitos fundamentais sobre simulação numérica aplicada ao estudo da segurança passiva dos passageiros.
• Potencialidades e limitações da utilização de códigos comerciais, fomentando a sua utilização racional e adequada no que concerne à representação dos sistemas reais e os seus componentes.

Requisitos prévios

• Aconselhável: conhecimentos básicos sobre método dos elementos finitos

Programa

• Conceitos básicos de mecânica clássica: dinâmica do corpo rígido;
• Contacto e impacto de sistemas mecânicos;
• Tipos de modelos numéricos: modelos de elementos finitos e modelos de corpos múltiplos;
• Biomecânica do impacto: mecanismos de lesão, critérios de lesão, normas e regulamentação. Dispositivos de teste antropomórfico;
• Configurações típicas de interiores de comboios;
• Aplicações em LS-DYNA.

Bibliografia recomendada

• European Commission, European Standard EN 15227 –Railway Applications, Vol. 2000, EC document, Brussels, 2007.
• J.O. Hallquist, LS-DYNA Theory Manual, LSTC, Livermore, CA, 2006.
• R.C. Hibbeler, Engineering Mechanics – Dynamics, 14th Edition in SI Units, Pearson, 2017.
• P. Nikravesh, Computer Aided Analysis of Mechanical Systems, Prentice – Hall Publishers, Englewod Cliffs, New Jersey, 1988.
• N. Yoganandan, A.M. Nahum and J.W. Melvin, Accidental Injury: Biomechanics and Prevention, Science+Business Media, Springer, New York, 2015.
• RSSB, Railway Group Standard GM/RT2100, Issue Five, 2012.

Métodos de avaliação

Trabalho prático (grupos de 2)

Língua de ensino

Português / Inglês