cvf

Comportamento dinâmico e de longo-prazo da via-férrea (CVF)

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Formadores

Regente

José Nuno Varandas

Docente convidado



André Luis Marques Paixão

Objectivos da UC

• Pretende-se que os formandos revejam e adquiram conhecimentos sobre o comportamento mecânico de vias-férreas, tanto o comportamento dinâmico associado à passagem de veículos, como o comportamento de longo-prazo associado à degradação da geometria de via. Descrevem-se os principais aspetos e fatores intervenientes, e apresentam-se os modelos de representação mais comuns presentes na bibliografia.

Requisitos prévios

• Conhecimentos básicos de mecânica clássica, do ponto de vista do conceito de forças, tensões e deformações.

Programa

• Comportamento instantâneo resiliente de vias-férreas;
• Comportamento de longo-prazo de vias-férreas;
• Modelos de veículos ferroviários e interação veículo-via;
• Casos de estudo: irregularidades no carril, desgaste ondulatório, defeitos de via, zonas de transição;
• Aspetos de dimensionamento de vias-férreas;
• Efeitos específicos associados à alta-velocidade.

Bibliografia recomendada

• Sebenta da disciplina CVF (Varandas, 2020)
• Esveld, C. (2001) Modern Railway Tracks, 2nd Edition, MRT-Productions;
• Popp, K., Schiehlen, W., (2003) System dynamics and long-term behaviour of railway vehicles, track and subgrade, Springer;
• Varandas, J.N., (2013) Long-term behaviour of railway transitions under dynamic loading, Tese de doutoramento, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Métodos de avaliação

Um relatório temático, e um teste final sobre os conteúdos teóricos da disciplina.

Língua de ensino

Português / Inglês