A Reabilitação de Infraestruturas Ferroviárias é uma pós-graduação centrada na formação específica em reabilitação de vias-férreas balastradas. O curso visa fornecer uma formação específica de utilidade para a economia nacional, o que permitirá aos formandos aceder mais facilmente o mercado de trabalho, melhorar sua qualificação no posto de trabalho atual, ou prosseguir com programas de investigação.
O transporte ferroviário enfrenta atualmente vários desafios. A maior parte das linhas existentes está afetada pelo envelhecimento e por fatores climáticos, necessitando, por isso, de intervenções urgentes. Por outro lado, as exigências quanto à sua capacidade de carga estão a aumentar. Por conseguinte, é extremamente importante planear cuidadosamente as medidas de manutenção e reabilitação e otimizar as intervenções de acordo com a sua relação custo-benefício.
O curso tem como objetivo proporcionar aos formandos a aquisição de um conjunto de conhecimentos multidisciplinares na área da reabilitação de via-férrea balastrada, tanto a nível teórico quanto prático. Estes conhecimentos serão enriquecidos por palestras proferidas por oradores com reconhecida experiência nesta área. O curso inclui nove unidades, das quais cinco são obrigatórias e quatro são opcionais, e irá abordar os seguintes temas:
• Conceitos fundamentais sobre técnicas de inspeção e reabilitação de vias-férreas.
• Composição da via-férrea, comportamento mecânico das partes integrantes com foco nos materiais granulares.
• A utilização das ferramentas computacionais, quer nos estudos ligados à simulação do comportamento dinâmico da via-férrea e segurança dos passageiros, quer nos modelos de apoio à decisão, será promovida em várias unidades curriculares.
• A aposta na utilização de novos materiais, como os geossintéticos, também será abordada.
Os formandos deverão adquirir a capacidade de avaliar o estado atual da via-férrea, propor medidas de reabilitação eficientes e eficazes e avaliar o seu valor aditivo em termos de melhoria do desempenho dinâmico da via.
O curso tem por objetivo proporcionar uma formação complementar aos atuais Licenciados Pré-Bolonha, ou Mestres Pós-Bolonha. Destaca-se também a utilidade do curso para os alunos que terminem apenas o 1ºciclo do ensino superior nas especialidades de engenharia civil, engenharia mecânica ou outras consideradas afins.
Com a obtenção do certificado serão atribuídos 16 ECTS, desde que o formando obtenha aprovação em cada uma das unidades curriculares obrigatórias e em duas das opcionais.