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Geossintéticos em reabilitação da via-férrea (GRF)

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Formadora

Madalena Barroso

Palestrante convidada



Fernanda Bessa Ferreira
27 de maio, às 18.30h

Objectivos da UC

• Os objetivos principais da disciplina de Geossintéticos em Reabilitação da Via-Férrea (GRF) são providenciar conhecimentos sobre os diversos aspetos relacionados com a utilização de geossintéticos em vias-férreas, desde os principais tipos de materiais existentes, as suas propriedades, as múltiplas funções que podem desempenhar nestas obras, os métodos de dimensionamento e os cuidados a ter na seleção e instalação.

Requisitos prévios

• Conhecimentos básicos de engenharia geotécnica.

Programa

• Propriedades, ensaios e métodos de dimensionamento
• Geossintéticos na função de separação
• Geossintéticos nas funções de dreno e filtro
• Geossintéticos nas funções de reforço e estabilização
• Geossintéticos nas funções de controlo de erosão e barreira
• Instalação de geossintéticos

Bibliografia recomendada

• Barroso (2022). Slides da disciplina Geossintéticos em reabilitação da via-férrea (GRF).
• Chawla, S., Shahu, J. T.; Gupta, R. K. (2019). Design methodology for reinforced railway tracks based on threshold stress approach. Geosynthetics International, 26, No. 2, 111–120, https://doi.org/10.1680/jgein.18.00040
• Das, B.M. (2016). Use of geogrid in the construction of railroads. Innovative Infrastructure Solutions, https://doi.org/10.1007/s41062-016-0017-8
• Esmaeili, M.; Zakeri, J.A.; Babaei, M. (2017). Laboratory and field investigation of the effect of geogrid-reinforced ballast on railway track lateral resistance. Geotextiles and Geomembranes, No. 45 (23-33)
• Hornicek, L.; Brestovsky, P.; Jasansky, P. (2017). Application of geocomposite placed beneath ballast bed to improve ballast quality and track stability. IOP Conference: Materials Science and Engineering
• Indraratna, B.; Ngo, T.N. (2018). Ballast Railroad Design: SMART-UOW Approach. Publisher CRC Press Taylor & Francis, 1st Edition, 176 p., https://doi.org/10.1201/9780429504242
• Indraratna, B.; Nimbalkar, S.; Christie, D.; Martin, M.; Neville, T.; Rujikiatkamjorn, C. (2012). State-of-the-art design aspects of ballasted rail tracks incorporating particle breakage, fouling, and the benefits of geosynthetic reinforcement. Conference on Railway Engineering, Brisbane
• Indraratna, B.; Nimbalkar, S.; Christie, D.; Rujikiatkamjorn, C. (2010). Field assessment of the performance of a ballasted rail track with and without geosynthetics. Journal of Geotechnical and Geoenvironmental Engineering, No. 136 (907-916)
• Kang-Hyun Kima, No-Hyeon Parkb, Ho-Jong Kimc, Jong-Ho Shina (2020). Modelling of hydraulic deterioration of geotextile filter in tunnel drainage system. Geotextiles and Geomembranes, No. 48 (210-219), https://doi.org/10.1016/j.geotexmem.2019.11.008
• Koerner, R. (2012). Designing with geosynthetics. Publisher XLIBRIS, 6th Edition
• Ngo, T.N.; Indraratna, B.; Ferreira, F.B.; Rujikiatkamjorn, C. (2018). Improved performance of geosynthetics enhanced ballast: laboratory and numerical studies. Proceedings of the Institution of Civil Engineers, https://doi.org/10.1680/jgrim.17.00051
• Sweta, K.; Hussaini, S. (2018). Effect of shearing rate on the behaviour of geogrid-reinforced railroad ballast under direct shear conditions. Geotextiles and Geomembranes, No. 46 (251-256)

Métodos de avaliação

Exame final

Língua de ensino

Português / Inglês