No dia 25 de Maio de 2020 procedeu-se à recolha para análise laboratorial de peras Rocha biofortificadas em cálcio, que foram mantidas em câmaras de conservação desde 2019. Estas peras destinam-se à análise e controlo de qualidade.
Campo Ribamaior
No dia 9 de Maio de 2020 procedeu-se à primeira pulverização do pomar com cálcio, dando-se assim inicio à aplicação do itinerário de biofortificação.
Em Junho de 2020, com a recolha de amostras biológicas submetidas ao processo de biofortificação, teve inicio a determinação laboratorial dos indices de biofortificação.
Aspecto geral do pomar em 16 de Julho
Campo HBio
No dia 16 de Maio, 3 e 17 de Junho, 1, 11 e 25 de Julho e 7 de Agosto de 2020 procedeu-se à 1ª, 2ª, 3ª, 1ª 5ª, 6ª e 7a pulverização do pomar com cálcio, dando-se assim inicio à aplicação do itinerário de biofortificação. .
No dia 17 de Junho de 2020 efectuou-se uma dslocação ao pomar para visualização do estado da cultura e recolha de amostras para processamento laboratorial.
Nos dias 19 de Junho de 2020 procedeu-se ainda à recolha de amostras para subsequente análise laboratorial, visando a aferição de indices de biofortificação; estudaram-se ainda eventuais implicações fisiológicas (i.e., stress) nas árvores, face à aplicação de cálcio.
Em Junho de 2020, com a recolha de amostras biológicas submetidas ao processo de biofortificação, teve inicio a determinação laboratorial dos indices de biofortificação.
Em 5 de Julho de 2020 procedeu-se à caracterização do estado fisiológico das arvores submetidas ao itinerário de biofortificação, efectuando-se medições relativas à mobilização potencial de fotoassimilados com recurso a determinações de trocas gasosas pro infra-vermelhos e fluorescència da clorofila a.
Aspecto dos frutos biofortificados no dia 25 de Julho
Após colheita das peras submetidas ao processo de biofortificação em 20 e 31 de Agosto de 2020 nos dois campos experimentais (Ribamaior e HBio), no dia 3 de Setembro procedeu-se à recolha das peras biofortificadas nas respectivas câmaras de conservação para subsequente análise laboratorial viando a determinação de indices de biofortificação e ainda para controlo de qualidade.
Aspecto dos frutos nas câmaras de conservação em 3 de Setembro de 2020
Aspectos realtivos às análises laboratoriais durante o mês de Setembro de 2020
Na primeira quinzena de Setembro de 2021 a Drª Belen Moya, proveniente da Agricultural University of Plovidv, Bulgaria, deslocou-se aos laboratórios do Departamento de Ciências da Terra, da Faculdade de Ciências e Tecnologia (NOVA School of Sciences and Technology) da Universidade Nova de Lisboa, tendo participado nas actividades de investigação desenvolvidas em torno da definição de indices de biofortificação e caracterização da qualidade do produto biofortificado.
Entre 1 de Setembro e 31 de Outubro de 2021, a Drª Katarina Damjanović, proveniente da FACULTY OF AGROBIOTECHNICAL SCIENCES OSIJEK - JOSIP JURAJ STROSSMAYER UNIVERSITY OF OSIJEK, encontra-se nos laboratórios do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia (NOVA School of Sciences and Technology) da Universidade Nova de Lisboa, desenvolvendo investigação no âmbito da definição de indices de biofortificação e controlo de qualidade do produto biofortificado.