Projecto de Investigação e Desenvolvimento GO - Biofortificação de tomate para processamento industrial e em modo de produção biológico - MPBIO, resulta da criação do Grupo Operacional que, sob coordenação do Departamento de Ciências da Terra, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, agrupa ainda investigadores do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, docentes do Instituto Politécnico de Beja e do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.
A nível empresarial integra ainda este Grupo Operacional, na produção, a Associação de Beneficiários do Roxo, Campos do Roxo Lda, Quinta do Montalto Lda, Quinta do Montalto II AgroIndústria Lda e a AgroBio - Associação Portuguesa de Agrícultura Biológica.
Este Projecto foi submetido para aprovação na Rede Rural Nacional a 21 de Janeiro de 2016, tendo correspondido à iniciativa 6.
Com a respectiva aprovação pela Rede Rural Nacional, seguiu-se a análise do mesmo, com a designação PDR2020-101-030701, em 19 de Novembro de 2016, ao abrigo do Programa PDR2020 – Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020.
O Grupo Operacional foi então aprovado em 7 de Junho de 2017, tendo sido remetido para o IFAP.