Sistema de dete{\c c}ão e quantifica{\c c}ão de matéria biológica constituído por um ou mais sensores óticos e uma ou mais fontes luminosas, processo associado e respectivas utiliza{\c c}ões

Citation:
Sistema de dete{\c c}ão e quantifica{\c c}ão de matéria biológica constituído por um ou mais sensores óticos e uma ou mais fontes luminosas, processo associado e respectivas utiliza{\c c}ões, Martins, {Rodrigo Ferrao De Paiva}, Baptista {Pedro Miguel Ribeiro Viana}, and Fortunato {Elvira Maria Correia} , oct, (2013)

Abstract:

sistema de dete{\c c}ão e quantifica{\c c}ão de matéria biológica constituído por um ou mais sensores óticos e uma ou mais fontes luminosas, processo associado e aplica{\c c}ões relacionadas a inven{\c c}ão atual relaciona- se a um sistema e a um processo para a dete{\c c}ão e/ou a identifica{\c c}ão qualitativa e quantitativa do material biológico, tal como seqüências específicas de ácidos nucleicos ou de proteínas como anticorpos, presente em amostras biológicas. o sistema é composto por uma ou mais fontes luminosas ( 1) combinadas com um ou mais fotosensores óticos integrados, ou não, e vários componentes eletrônicos ( 4) , necessários para obter/processar o sinal emitido pelas nanosondas de metal funcionalizadas com uma solu{\c c}ão de compósi to biológico, assim como igualmente um microcontrolador e um microprocessador, reparados ou portátil. esta estrutura do fotosensor pode detectar e determinar as varia{\c c}ões da cor produzidas por nanosondas do metal, sendo este preferencialmente ouro, funcionalizado pelos oligonucleotídeos complementares às seqüências específicas, as proteínas de dna/rna, como por exemplo os anticorpos e/ou os antígenos relativos a determinada doen{\c c}a, ou a outra amostra ou solu{\c c}ão de composto biológico, que devem ser investigada. a dete{\c c}ão e o processo da quantifica{\c c}ão são baseados na resposta de um fotosensor, singular ou integrados, baseado na tecnologia da película fina de silicones amorfos, nanocristalinos ou microcristalino e suas ligas, assim como os semicondutores cerâmicos ativos novos, amorfos e não amorfos.

Notes:

BRPI0716635; G01N21/25, G01N33/543, H01L51/42