Historial de Actividades Julho / Setembro 2018 - Campos de Ensaio

ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CAMPO EXPERIMENTAL DE ERCINIO LOPES

No dia 25 de Julho efectuou-se a 2ª aplicação de cácio, considerando diferentes tratamentos, para biofortificação da batata.

No dia 31 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

No dia 3 de Agosto efectuou-se a 3ª aplicação de cácio, considerando diferentes tratamentos, para biofortificação da batata.

No dia 6 de Agosto efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

No dia 24 de Agosto efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

No dia 23 de Agosto efectuou-se a 4ª aplicação de cácio, considerando diferentes tratamentos, para biofortificação da batata.

No dia 18 de Setembro efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

No dia 25 de Setembro procedeu-se à colheita da batata biofortificada em cálcio para subsequente tratamento laboratorial (aferição do indice de biofortificação e controlo de qualidade).

ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CAMPO EXPERIMENTAL DE SÓNIA SIMÕES

No dia 26 de Julho efectuou-se a 3ª aplicação de cácio, considerando diferentes tratamentos, para biofortificação da batata.

No dia 2 de Agosto efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para aferição fisiológica das plantas após 3 aplicações de fertilizante. Foram efectuadas medições de trocas gasosas foliares e de fluorescência da clorofila a ao nível foliar, em condições de equilibrio dinâmico de fotossíntese. Fizeram-se igualmente recolha de folhas para determinações de fluorescência após adaptação à escuridão e para avaliação de teores de elementos minerais. Em simultâneo procedeu-se ainda ao acompanhamento com um drone (com câmara multispectral acoplada), em vôos de baixa altitude, para alta definição das imagens recolhidas e a processar em termos de Detecção Remota (vôos realizados a 20 m de altura).

No dia 3 de Agosto efectuou-se a 4ª aplicação de cácio, considerando diferentes tratamentos, para biofortificação da batata.

No dia 14 de Agosto efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

No dia 14 de Agosto efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para aferição fisiológica das plantas após 4 aplicações de fertilizante. Foram efectuadas medições de trocas gasosas foliares e de fluorescência da clorofila a ao nível foliar, em condições de equilibrio dinâmico de fotossíntese. Fizeram-se igualmente recolha de folhas para determinações de fluorescência após adaptação à escuridão e para avaliação de teores de elementos minerais. Em simultâneo procedeu-se ainda ao acompanhamento com um drone (com câmara multispectral acoplada), em vôos de baixa altitude, para alta definição das imagens recolhidas e a processar em termos de Detecção Remota (vôos realizados a 20 m de altura).

No dia 24 de Agosto efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

No dia 3 de Setembro efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

No dia 4 de Setembro efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para colheita da batata biofortificada e proveniente dos diferentes tratamentos.

ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CAMPO EXPERIMENTAL DE JOEL BERNARDINO

No dia 2 de Agosto efectuou-se a 3ª aplicação de cácio, considerando diferentes tratamentos, para biofortificação da batata.

No dia 24 de Agosto efectuou-se a 4ª aplicação de cácio, considerando diferentes tratamentos, para biofortificação da batata.

No dia 3 de Setembro efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

No dia 10 de Setembro efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

No dia 18 de Setembro efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

No dia 26 de Setembro procedeu-se à colheita da batata biofortificada em cálcio para subsequente tratamento laboratorial (aferição do indice de biofortificação e controlo de qualidade).

NA GLOBALIDADE DOS CAMPOS EXPERIMENTAIS

Após recolha da batata biofortificada dos diferentes campos experimentais e subsequente armazenamento em câmara frigorifica, no dia 8 de Outubro procedeu-se a um primeiro transporte da mesma para análise laboratorial visando o controlo de qualidade e a definição de indices de biofortificação dos diferentes tratamentos, nos laboratórios da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.

Após recolha da batata biofortificada dos diferentes campos experimentais e subsequente armazenamento em câmara frigorifica, no dia 17 de Outubro procedeu-se a um segundo transporte da mesma para análise laboratorial visando o controlo de qualidade e a definição de indices de biofortificação dos diferentes tratamentos, nos laboratórios da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária. Paralelamente, procedeu-se a nova recolha de água de rega dos campos experimentais.

No dia 12 de Março efectuou-se uma deslocação às câmaras de conservação da Louricoop para recolha de tubérculos de batateira biofortificados submetidos a 6 meses de conservção. Nestes frutos efectuar-se-á uma caracterização da cinética de mobilização do Ca e ainda um controlo de qualidade considerando o shelf-life do produto.