Historial de Actividades - Análises Laboratoriais

Desde o inicio de Julho de 2018 teve início o processamento de imagens RGB no programa Agisoft Photoscan (modelagem digital 3D), recolhidas no campo experimental da Sónia Simões no dia 19 de Abril e no dia 18 de Maio.

Entre os dias 18 e 20 de Julho, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa procedu-se ao desenvolveu-se um modelo digital nos campos experimentais centrados na biofortificação de batata, recolhidas nas empresas Joel Bernardino (nos dias 19 de Abril, 18 de Maio e 19 de Junho) e Ercilio Lda (nos dias 12 e 18 de Maio), para produção de mapas com NDVI e NDRE.

No dias 27 - 30 de Julho teve inicio a actividade laboratorial conducente à análise de parâmetros físicos e químicos (em amostras colectadas no dia 25 de Julho, a cor, micro e macronutrinetes) da batata submetido aos diferentes processamentos de biofortificação (proveniência da herdade da Sónia Simões).

Desde meados de Setembro, no âmbito da aplicação de técnicas de precisão, a partir das imagens obtidas com recurso à utilização de drones, estão sendo aferidas as curvas de nível finais através do Agisoft Photoscan, nos 3 campos experimentais ligados à produção de batata biofortificada em cálcio .

Desde 17 de Outubro, os laboratórios do INIAV vêm procedendo à análise química dos diferentes tratamentos de batata biofortificada considerando alguns parâmetros de qualidade, nomeadamente, ácidos gordos e lipidos.

Durante o mês de Outubro / Novembro, nos laboratórios da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, procedu-se à preparação das amostras provenientes dos diferentes campos de ensaio, nomeadamente, para determinação de micro e macroelementos nas diferentes amostras biofortificadas, recorrendo-se à espectrofotometria de absorção atómica. Durante as 2 semanas iniciais de Dezembro efectuou-se a determinação dos indices de biofortificação nos diferentes tratamentos e a aferição de interacções sinérgicas e antagónicas entre os diferentes elementos minerais.