2019 - Historial de Actividades Fevereiro / Julho - Campos de Ensaio

Campo Boas Águas (Ercílio) - Variedade Ágria

No dia 13 de Março de 2019 procedeu-se à plantação da variedade Ágria no Campo Moledo, com vista à obtenção de batata biofortificada em Ca, utilizando um itinerário técnico optimizado e que resultou da obtenção dos dados preliminares obtidos em 2018.

        

No dia 25 de Março efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Ágria.

  

No dia 12 de Abril efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Ágria.

  

No dia 6 de Maio efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Ágria.

  

No dia 8 de Maio efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Ágria.

  

No dia 13 de Maio efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Ágria.

  

No dia 21 de Maio efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Ágria.

  

No dia 22 de Maio efectuou-se uma deslocação para recolha de imagens do campo experimental com recurso à utilização de drones para subsequente análise de estado de desenvolvimento das plantas submetidas ao itinerário de biofortificação. 

  

No dia 28 de Maio efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Agria.

  

No dia 30 de Maio efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para implementação do itinerário de biofortificação da variedade Agria.


No dia 4 de Junho efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Agria.

  

No dia 7 de Junho efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Agria.

  

No dia 17 de Junho, efectuou-se uma deslocação ao campos experimental  para recolha de plantas da variedade Agria, para subsequente aferição das cinéticas de absorção, acumulação radicular e nos tubérculos, assim como translocação para a parte aérea / concentração de micro e macroelementos.

  

No dia 21 de Junho, no âmbito do projecto PDR2020 - Biofortificação de 3 variedades de batata em cálcio, a Rita Coelho e o grupo coordenado pelo Dr. José Cochicho Ramalho, deslocaram-se aos campos experimentais para recolha de material biológico e para efectuar análises de trocas gasosas por infra-vermelho e fluorescência in vivo da clorofila a, visando identificar possiveis clusters de toxicidade ou deficiência nutricional nas palntas submetidas aos itinerários técnicos para biofortificação em cálcio das variedades de batata Agria. Adicionalmente, efectuou-se a análise macroscópica do estado da cultura.

  

No dia 25 de Junho efectuou-se uma deslocação uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Agria.

No dia 25 de Junho efectuou-se uma deslocação uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Picasso.

No dia 25 de Junho efectuou-se uma deslocação uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Rossi.


No dia 28 de Junho efectuou-se uma deslocação uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Agria.


No dia 4 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para verificar o estado da cultura da variedade Agria.

No dia 11 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para determinação da mobilização de fotoassimilados nos diferentes tratamentos submetidos ao processo de biofortificação. Procedeu-se ainda à recolha de material biológico para subsequente análise laboratorial.

    

No dia 12 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Agria.

No dia 17 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Agria.

No dia 22 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Agria e recolha de amostras para processamento laboratorial.

No dia 24 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para verificação do estado da cultura e recolha de amostras biológicas para processamento laboratorial.

No dia 29 de Julho, numa fase prévia à colheita, efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificar o estado pré-colheita das batatas biofortificadas.

No dia 5 de Setembro efectuou-se uma deslocação às câmaras de frio para recolha de amostras de batata (variedade Agria) biofortificada, para subsequente análise laboratorial (definição de indices de biofortificação e controlo de qualidade).

Campo Casal Galharda (Joel) - Variedade Rossi

No dia 25 de Março efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Rossi. Nesta fase ainda se encontrava no campo uma produção anterior (couves).

  

No dia 12 de Abril efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Rossi. Nesta fase ainda se encontrava no campo uma produção anterior (couves).

  

No dia 6 de Maio efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Rossi. Nesta fase ainda se encontrava no campo uma produção anterior (couves).

  

No dia 8 de Maio efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Rossi. Nesta fase ainda se encontrava no campo uma produção anterior (couves).

No dia 13 de Maio efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Rossi. Não se tinha ainda plantado a cultura da batata. Estava em final de colheita das couves/preparação da parcela para a cultura da batata.

No dia 21 de Maio efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Rossi.

  

No dia 22 de Maio efectuou-se uma deslocação para recolha de imagens do campo experimental com recurso à utilização de drones para subsequente análise de estado de desenvolvimento das plantas submetidas ao itinerário de biofortificação.

No dia 28 de Maio efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Rossi.

  

No dia 4 de Junho efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Rossi.

  

No dia 7 de Junho efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Rossi.

  

No dia 21 de Junho, no âmbito do projecto PDR2020 - Biofortificação de 3 variedades de batata em cálcio, a Rita Coelho e o grupo coordenado pelo Dr. José Cochicho Ramalho, deslocaram-se aos campos experimentais para recolha de material biológico e para efectuar análises de trocas gasosas por infra-vermelho e fluorescência in vivo da clorofila a, visando identificar possiveis clusters de toxicidade ou deficiência nutricional nas palntas submetidas aos itinerários técnicos para biofortificação em cálcio das variedades de batata Rossi. Adicionalmente, efectuou-se a análise macroscópica do estado da cultura.

  

No dia 28 de Junho efectuou-se uma deslocação uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Rossi.

No dia 4 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Rossi.

No dia 12 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Rossi.


No dia 22 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Rossi.

No dia 24 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para verificação do estado da cultura e recolha de amostras biológicas para processamento laboratorial.

No dia 29 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para efectuar nova pulverização, visando a biofortificação das batatas em cálcio.

  

No dia 5 de Agosto efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Rossi.

No dia 12 de Agosto efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Rossi.


No dia 19 de Agosto efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para aplicação de calcio, de acordo com o itinerário de biofortificação previamente definido e verificação do estado da cultura da variedade Rossi.

No dia 26 de Agosto efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para nova pulverização da cultura, de acordo com o itinerário de biofortificação previamente estabelecido.


No dia 2 de Setembro efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Rossi.


No dia 9 de Setembro efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para nova pulverização visando a biofortificação das batatas, de acordo com o itinerário previamente estabelecido.

No dia 25 de Setembro procedeu-se à recolha das batatas biofortificadas e entretanto acumuladas na Louricoop para subsequente análise laboratorial, visando o controlo de qualidade e a definição dos indices de biofortificação.


Campo Moledo (Sónia) - Variedade Picasso

No dia 21 de Março efectuou-se a plantação das batatas (variedade Picasso) e no 25 de Março efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura.

  

No dia 12 de Abril efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Picasso.

  

No dia 6 de Maio efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Picasso.

  

No dia 8 de Maio efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para verificação do estado da cultura da variedade Picasso.

    

No dia 21 de Maio efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para verificação do estado da cultura da variedade Picasso.

  

No dia 22 de Maio efectuou-se uma deslocação para recolha de imagens do campo experimental com recurso à utilização de drones para subsequente análise de estado de desenvolvimento das plantas submetidas ao itinerário de biofortificação.

    

No dia 28 de Maio efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Picasso.

  

No dia 30 de Maio efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para implementação do itinerário de biofortificação da variedade Picasso.

No dia 4 de Junho efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Picasso.

  

No dia 7 de Junho efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Picasso.

  

No dia 17 de Junho, efectuou-se uma deslocação ao campos experimental  para recolha de plantas da variedade Picasso, para subsequente aferição das cinéticas de absorção, acumulação radicular e nos tubérculos, assim como translocação para a parte aérea / concentração de micro e macroelementos.

  

No dia 21 de Junho, no âmbito do projecto PDR2020 - Biofortificação de 3 variedades de batata em cálcio, a Rita Coelho e o grupo coordenado pelo Dr. José Cochicho Ramalho, deslocaram-se aos campos experimentais para recolha de material biológico e para efectuar análises de trocas gasosas por infra-vermelho e fluorescência in vivo da clorofila a, visando identificar possiveis clusters de toxicidade ou deficiência nutricional nas palntas submetidas aos itinerários técnicos para biofortificação em cálcio das variedades de batata Agria, Picasso e Rossi. Adicionalmente, efectuou-se a análise macroscópica do estado da cultura.

No dia 28 de Junho efectuou-se uma deslocação uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Picasso.

No dia 4 de Junho efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Picasso.

No dia 12 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Picasso.

.

No dia 17 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Picasso.

No dia 22 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Picasso e recolha de amostras para processamento laboratorial.

No dia 24 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para verificação do estado da cultura e recolha de amostras biológicas para processamento laboratorial.

No dia 9 de Agosto procedeu-se à colheita da batata biofortificada (variedade Picasso).

  

No dia 5 de Setembro efectuou-se uma deslocação às câmaras de frio da Louricoop para recolha de batata biofortificada (variedade picaso), para subsequente análise laboratorial (definição de indices de biofortificação e controlo de qualidade).

Reuniões de trabalho em ambiente institucional

No dia 18 de Março de 2019, reuniram-se os diferentes parceiros do projecto na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para análise e discussão do relatório técnico elaborado com os resultados obtidos em 2018. Com base nos resultados, e para cumprimento dos objectivos do projecto, definiu-se um novo programa de actividades para 2019.

No dia 6 de Maio de 2019 o Sr.  Subdirector da Faculty of Agrobiotechnological Sciences Osijek (University of Josip Juraj Strossmayer - Croácia), Zdenko Loncaric e 3 outros colegas deslocaram-se oa Departamento de ciências da Terra, onde vão ficar durante duas semanas para colaborar no Projectos PDR2020 - Biofortificação de batata em cálcio. Trata-se portanto de uma colaboração interinstitucional para desenvolvimento para análise e discussão de resultados obtidos no periodo 2018-2019.

Desde Março de 2019 procedeu-se à análise laboratorial de amostras provenientes dos 3 campos experimentais, que foram submetidos a um itinerário de biofortificação.

Em Junho a ensaio laboratorial tem incidido predominantemente sobre a variedade Picasso, obtida a partir do itinerário de biofortificação proveniente do campo Sonia.

Entre 16 e 20 de Setembro a Drª Anna Vukovic, da Josip Juraj Strossmayer University of Osijek - Croácia, deslocou-se aos laboratórios do Departamento de Ciências da Terra da Universidade Nova de Lisboa, para desenvolver e implementar técnicas laboratoriais em batata biofortificada.