Lançamento do projeto LIFE PAYT – Uma ferramenta para reduzir os resíduos no Sul da Europa

Date:
Thursday, November 24, 2016, 2:00pm - 6:00pm

O Politécnico de Coimbra, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, a Câmara Municipal de Aveiro, a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova e Universidade de Aveiro  têm a honra de convidar V. Exa. para o evento de lançamento do projeto LIFE PAYT - Uma ferramenta para reduzir os resíduos no Sul da Europa, a ter lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Lisboa, Praça do Município, no próximo dia 24 de novembro de 2016, pelas 14:00h (convite e programa em anexo).

O projeto LIFE PAYT vai testar um modelo de tarifação de resíduos PAYT (“pague-apenas-o-que-deita fora”), mais justo para o consumidor e comerciante, e que encorajará a adoção de práticas de prevenção e separação dos resíduos, fomentando a recolha seletiva. O sistema ambiciona reduzir os custos com a recolha e tratamento de resíduos por parte das autarquias, contribuindo para a sustentabilidade económica.

Este projeto, com um orçamento de 2.517.571 euros, é cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia, tendo início a 1 de setembro de 2016 e a duração aproximada de 3 anos. O objetivo é desenvolver metodologias que possam depois ser exportadas para regiões similares na Europa, contribuindo para uma melhor gestão dos recursos europeus.  Este projeto irá assim tornar os municípios envolvidos pioneiros na implementação de conceitos de pague-apenas-apenas-o-que-deita-fora na região Sul da Europa, contribuindo para a implementação das estratégias ambientais nacionais e europeias, aumentando a visibilidade do País em termos de liderança na concretização das metas ambientais

O consórcio é liderado pelo Politécnico de Coimbra e inclui mais sete parceiros: Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Aveiro, Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Universidade de Aveiro, Câmara Municipal de Larnaka (Chipre), Câmara Municipal de Vrilissia (Grécia) e Universidade Técnica Nacional de Atenas (Grécia).

Se considerarem relevante, agradecíamos a divulgação deste evento junto dos vossos contactos preferenciais ou através de outros meios que julgarem convenientes.

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias, em

Para mais informações contactar: info@life-payt.eu

payt_convite.pdf

payt_programa.pdf