Latest Announcements

Plano de Ação para a Gestão Sustentável dos Resíduos de Construção e Demolição na Área Metropolitana do Porto – Projetos Demonstradores

O Plano de Ação para a Gestão Sustentável dos Resíduos de Construção e Demolição (RCD), promovido pela Área Metropolitana do Porto (AMP), em parceria com a Lipor e com a Associação Smart Waste Portugal, foi desenvolvido pela 3drivers e pela FCT NOVA (Laboratório waste@NOVA do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente – MARE).

waste@NOVA parceiro do projeto (Des)construir para a Economia Circular (EEA Grants)

No dia 3 de dezembro de 2020 realizou-se a sessão de apresentação do projeto (Des)construir para a Economia Circular (Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”, financiado pelo programa EEA Grants), que terá a duração de dois anos, e cujo promotor é a CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.

Grupo waste@NOVA participa em projeto que promove a economia circular no setor da construção

O grupo de resíduos do Polo MARE NOVA do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente - FCT NOVA (waste@NOVA),  integra o consórcio do projeto “(Des)construir para a Economia Circular” que foi aprovado, no âmbito do Aviso – Projetos para a promoção da Economia Circular no Setor da Construção, do programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono” do EEA Grants (Mecanismo Financeiro do Espaço

Workshop Participativo: Contributos para a redução dos plásticos nos setores da pesca e marítimo-portuário

O BL. EU Climate - Climate innovation in Southern European Waters é um projeto europeu financiado pelo EIT Climate-KIC, e liderado pela FCT da Universidade NOVA de Lisboa, em parceria com a Associação Portuguesa de Lixo Marinho (APLM) e com o apoio da Administração do Porto de Lisboa. Para além de Portugal, a Grécia e a Croácia também participam no projeto. O objetivo do BL. EU Climate é a redução de lixo marinho e o contributo dos setores da pesca, turismo e navios de carga na prevenção da produção de resíduos de plástico.

FCT NOVA vencedora da Região de Lisboa do concurso Novo Verde Packaging Universities Award

A FCT NOVA foi a grande vencedora da Região de Lisboa do concurso Novo Verde Packaging Universities Award, com o apoio da equipa waste@NOVA!

Veja a notícia completa em: https://www.fct.unl.pt/noticias/2019/01/fct-nova-vencedora-da-regiao-de-lisboa-do-concurso-novo-verde-packaging-universities-award

Artigo - A construção circular e as alterações climáticas. Uma solução de proximidade para a gestão dos RCD

Artigo de Mário Ramos e Graça Martinho, para o número 64 da revista Pedra&Cal, com o título "A construção circular e as alterações climáticas. Uma solução de proximidade para a gestão dos RCD" (páginas 34 a 37).

Aceda aqui: http://www.gecorpa.pt/Upload/Revistas/34-Mario%20Ramos.pdf

Provedora dos Estudantes da NOVA é da FCT NOVA

"A Professora Graça Martinho é a nova Provedora do Estudante da Universidade NOVA. O convite do Senhor Reitor para o cargo foi aprovado pelo Conselho de Estudantes e pelo Conselho Geral da UNL."

Leia a notícia completa aqui: https://www.fct.unl.pt/noticias/2018/09/provedora-dos-estudantes-da-nova-e-da-fct-nova

Artigo - A inteligência vai chegar ao nosso caixote do lixo

Antevisão do futuro e desafios para os resíduos da autoria da Prof. Graça Martinho, membro do grupo waste@NOVA.


Aceda aqui: https://www.publico.pt/2018/09/09/ecosfera/noticia/a-inteligencia-vai-chegar-ao-nosso-caixote-do-lixo-1843126

UrbanWINS Newsletter #1

O projeto UrbanWINS, ao qual o grupo waste@NOVA é parceiro, tem o prazer de compartilhar a primeira edição do boletim eletrónico UrbanWINS. Este boletim será publicado a cada quatro meses com atualizações sobre notícias do projeto e outras notícias relacionadas.

O boletim está disponível no endereço: