waste@NOVA parceiro do projeto (Des)construir para a Economia Circular (EEA Grants)

No dia 3 de dezembro de 2020 realizou-se a sessão de apresentação do projeto (Des)construir para a Economia Circular (Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”, financiado pelo programa EEA Grants), que terá a duração de dois anos, e cujo promotor é a CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.

O principal objetivo deste projeto é promover uma estratégia regional para a reutilização de produtos e componentes da construção, bem como a reciclagem dos resíduos de construção e demolição, reduzindo assim o impacto ambiental deste setor de atividade económica e promovendo a sua circularidade.

A FCT NOVA é parceira deste projeto, através do laboratório waste@NOVA, do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, participando na maioria das atividades que serão desenvolvidas, mas com destaque para a coordenação do WP 7 – informação, sensibilização e formação.

Além da FCT NOVA, participam no projeto os seguintes parceiros nacionais e europeus: LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia, Instituto Politécnico de Portalegre, Resialentejo EIM, Associação Smart Waste Portugal, RDF Construções Lda., Cercibeja, International Development Norway (Noruega), National Centre for Sustainable Production and Consumption (Roménia) e ENVIROS s.r.o. (República Checa).

__

On December 3rd 2020, was held the opening session of the project (De)construct for Circular Economy, funded by EEA Grants (Programme "Environment, Climate Change and Low Carbon Economy"). The project will run for two years, whose promotor is CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.

The main objective of this project is to promote a regional strategy for the reuse of construction products and components, as well as the recycling of construction and demolition waste, thus reducing the environmental impact of this economic activity sector and promoting its circularity.

FCT NOVA is a partner in this project, through waste@NOVA laboratory, from MARE - Marine and Environmental Sciences Centre, participating in most of the activities that will be developed, but with emphasis on the coordination of WP 7 - information, awareness and training.

Besides FCT NOVA, the following national and European partners participate in the project: LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia, Instituto Politécnico de Portalegre, Resialentejo EIM, Associação Smart Waste Portugal, RDF Construções Lda., Cercibeja, International Development Norway (Norway), National Centre for Sustainable Production and Consumption (Romania) e ENVIROS s.r.o. (Czech Republic).

__

Redes Sociais / Social Networks: