O Plano de Ação para a Gestão Sustentável dos Resíduos de Construção e Demolição (RCD), promovido pela Área Metropolitana do Porto (AMP), em parceria com a Lipor e com a Associação Smart Waste Portugal, foi desenvolvido pela 3drivers e pela FCT NOVA (Laboratório waste@NOVA do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente – MARE).
No dia 3 de dezembro de 2020 realizou-se a sessão de apresentação do projeto (Des)construir para a Economia Circular (Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”, financiado pelo programa EEA Grants), que terá a duração de dois anos, e cujo promotor é a CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.
O grupo de resíduos do Polo MARE NOVA do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente - FCT NOVA (waste@NOVA), integra o consórcio do projeto “(Des)construir para a Economia Circular” que foi aprovado, no âmbito do Aviso – Projetos para a promoção da Economia Circular no Setor da Construção, do programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono” do EEA Grants (Mecanismo Financeiro do Espaço
O BL. EU Climate - Climate innovation in Southern European Waters é um projeto europeu financiado pelo EIT Climate-KIC, e liderado pela FCT da Universidade NOVA de Lisboa, em parceria com a Associação Portuguesa de Lixo Marinho (APLM) e com o apoio da Administração do Porto de Lisboa. Para além de Portugal, a Grécia e a Croácia também participam no projeto. O objetivo do BL. EU Climate é a redução de lixo marinho e o contributo dos setores da pesca, turismo e navios de carga na prevenção da produção de resíduos de plástico.
Artigo de Mário Ramos e Graça Martinho, para o número 64 da revista Pedra&Cal, com o título "A construção circular e as alterações climáticas. Uma solução de proximidade para a gestão dos RCD" (páginas 34 a 37).
"A Professora Graça Martinho é a nova Provedora do Estudante da Universidade NOVA. O convite do Senhor Reitor para o cargo foi aprovado pelo Conselho de Estudantes e pelo Conselho Geral da UNL."