Urban_Wins - waste@NOVA é parceiro

Os investigadores do waste@NOVA são parceiros do Projeto Urban_Wins - Urban metabolism accounts for building Waste management Innovative Networks and Strategies, financiado pelo H2020. Mais detalhes sobre o projeto encontram-se em baixo.

COMUNICADO DE IMPRENSA SOBRE O LANÇAMENTO DO PROJETO Urban_Wins

A gestão de Resíduos Urbanos (RU) dá um passo inovador com o Projeto Urban_Wins

Urban_Wins é um novo projeto Europeu, financiado pelo Programa Horizonte 2020, que irá estudar o consumo de materiais e produtos nas cidades e a gestão dos resíduos produzidos, com o intuito de desenvolver e testar planos estratégicos e soluções inovadoras para a prevenção e a boa gestão de resíduos. Os planos estratégicos serão testados em oito cidades piloto em seis países europeus – Áustria, Itália, Portugal, Roménia, Suécia e Espanha.

O projeto, que teve inicio em junho de 2016, irá analisar as estratégias atuais para a prevenção e gestão de resíduos implementadas em 24 cidades e avaliar como elas contribuem para a resiliência urbana e eficiência de recursos. Segue depois uma abordagem baseada no conceito de metabolismo urbano, que vê uma cidade como um organismo vivo que consome recursos naturais e cria uma rede de fluxos de materiais e energia. Os resultados serão usados para definir objetivos e indicadores para Planos Estratégicos de Prevenção e Gestão de Resíduos em oito cidades piloto: Cremona, Torino, e duas cidades na cidade metropolitana de Roma (Itália), Bucareste (Roménia), Leiria (Portugal), e Manresa e Sabadell (Espanha).

A participação ativa dos cidadãos, administrações locais, organizações, empresas fornecedoras, institutos de investigação e centros de educação é prevista através da criação de “agoras”- fóruns físicos e online - nas oito cidades piloto, onde os participantes partilham opiniões, discutem ideias e planeiam soluções.

A abordagem participativa acrescenta valor ao Urban_Wins, pois a visão dos atores que produzem e gerem resíduos a nível urbano será tida em conta no desenvolvimento de novas estratégias e soluções, bem como na verificação e teste de soluções inovadoras. Assim, as recomendações e ferramentas desenvolvidas no âmbito do projeto serão transferíveis para outros contextos urbanos. O resultado final do projeto será um conjunto de ferramentas de apoio à tomada de decisão sobre o planeamento da gestão de resíduos com métodos participativos, baseada no conhecimento científico, e que poderá ser replicada por qualquer entidade organismo público (de gestão local ou regional) na Europa.

O projeto Urban_Wins pretende tornar mais sustentáveis os padrões de produção e consumo e melhorar a gestão de resíduos promovendo a qualidade de vida urbana e o bem-estar dos cidadãos.

O projeto tem a duração de 3 anos e é coordenado pelo Município de Cremona (Itália), em parceria com 26 parceiros. Portugal participa nesta parceria através da Universidade de Coimbra, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, da CEIFAcoop, e do Município de Leiria.

“This project has received funding from the European Union's Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No 690047. The sole responsibility for any error or omissions lies with the editor. The content does not necessarily reflect the opinion of the European Commission. The European Commission is also not responsible for any use that may be made of the information contained herein.”