Separação de embalagens em centrais de triagem automática

Os alunos do 5º ano do MIEA, no âmbito da unidade curricular de Sistemas de Tratamento de Resíduos (STR) sob a coordenadação da Prof.ª Doutora Ana Silveira, e apoio do Prof. Ednilson Viana (professor convidado da Universidade de São Paulo) e de duas alunas de doutoramento (Ana Gomes e Karina Souza), desenvolveram dois projetos sobre separação de embalagens para reciclagem, em parceria com a Amarsul, a Câmara Municipal de Almada, a Câmara Municipal de Lisboa e a Valorsul.

Os projetos desenvolvidos permitiram aos alunos:

• Planear e participar em três campanhas de caracterização física de embalagens;
  • Compreender o funcionamento de uma Estação Automática de Triagem de Embalagens; e,
  • Identificar os erros cometidos pela população na separação dos resíduos colocados no embalão/ecoponto amarelo.

Podem visualizar as campanhas realizadas neste pequeno vídeo.