Bolsa de investigação para mestre

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa (BI) no âmbito do projecto “GILT-Teller: um estudo interdisciplinar multi-escala das técnicas e dos materiais de douramento em Portugal, 1500-1800” a decorrer na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, (PTDC/EAT-EAT/116700/2010), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:

 1. Área Científica

Química

 2.      Requisitos de admissão:

Mestrado numa das seguintes áreas: Ciências para a Conservação/Conservação e Restauro de Património Cultural

Média de fim de curso (Mestrado) igual ou superior a 15 valores

Experiência em criação e manutenção de websites/base de dados online e bom conhecimento prático de softwares de programação informática e/ou de elaboração de imagens.

Experiência de trabalho laboratorial, nomeadamente no uso de técnicas de microscopia, espectroscopia e staining tests e de experiência na área do diagnóstico do estado de conservação de obras policromas; bom conhecimento da língua Inglesa, eventualmente da língua Portuguesa.

Existência de publicações de trabalhos científicos pode constituir um factor preferencial, tal como experiência na caracterização analítica de obras policromas e/ou douradas.

 3.      Plano de trabalhos:

O trabalho proposto enquadra-se no âmbito da terceira tarefa do projecto, pretendendo desenvolver trabalho experimental de laboratório para a caracterização de amostras de talha dourada e policromias. Uma atenção especial vai ser dada à criação e organização de uma base de dados analíticos e á realização de artigos científicos para publicação.

 4.       Legislação e regulamentação aplicável:

Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010 e Regulamento de Bolsas da Fundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

 5.      Local de trabalho:

O trabalho será desenvolvido no REQUIMTE - Departamento de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica da Doutora Irina Crina Anca Sandu em colaboração com o Doutor Tito Busani (CENIMAT - FCT) e o Professor Doutor Manuel Pereira (IST).

 6.      Duração da bolsa:

A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto para 1 Junho de 2012. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado outros 6 meses dentro da vigência do projecto.

 7.      Valor do subsídio de manutenção mensal:

O montante da bolsa corresponde a € 980/mes, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária. Alem do valor da bolsa serão cobertas as despesas do seguro contra acidentes pessoais e o seguro social voluntário.

 8.      Métodos de selecção:

Os métodos de selecção serão os seguintes: avaliação curricular (carta de motivação acompanhada pelo CV + cópias do certificado de habilitações em papel ou pdf – original a apresentar posteriormente) seguida por uma breve entrevista (organizada na sede da FCT-Monte de Caparica, pela presidente do júri e outros membros da comissão de avaliação) ou por videoconferência no skype, pela presidente do júri e outros membros da comissão de avaliação) com 70% de coeficiente de ponderação para o CV/habilitações/publicações e 30% para a motivação mostrada durante a entrevista.  

 9.      Composição do Júri de Selecção:

Presidente do Júri: Doutora Irina Crina Anca Sandu

Vogais: Doutor Manuel Costa Pereira, Doutor Tito Busani

Suplentes: Doutor Nuno Leal, Doutora Solange Muralha

 10.  Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente, por nota final obtida afixada em local visível e público da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail ou telefone.

 11.  Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 2.04.2012 a 20.04.2012.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, incluindo lista de publicações e certificado de habilitações (copia do original ou pdf).

As candidaturas deverão ser remetidas pessoalmente durante o período 2.04.2012-20.04.2012 em qualquer dos dias úteis, entre as 10.00 e as 18.00 horas no Gabinete 4, Hangar III (Centro de Vidro), Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, Campus Monte de Caparica, ou por correio electrónico para a Doutora Irina Sandu, email: irina.sandu@fct.unl.pt.