Bolsa de Investigação para Licenciado (BI) - 1

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa (BI) no âmbito do projecto: GILT-Teller: um estudo interdisciplinar multi-escala das técnicas e dos materiais de douramento em Portugal, 1500-1800 a decorrer na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, (PTDC/EAT-EAT/116700/2010), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:

1.      Área Científica:

2.      Requisitos de admissão:

Licenciatura do velho ordenamento (pré-Bolonha) nas seguintes áreas: História da Arte.

Média de fim de curso igual ou superior a 15 valores

Provada experiência de investigação e bom conhecimento da língua Portuguesa e também da língua Inglesa

3.      Plano de trabalhos:

O trabalho proposto enquadra-se no âmbito da primeira tarefa do projecto, pretendendo desenvolver a pesquisa documental para a recolha de informações sobre o uso do ouro e outros metais para realização das obras de talha dourada em Portugal no período 1500-1800. Uma atenção especial será dada á documentação de arquivo e aos tratados que contem receitas de preparação e aplicação da folha dourada e de substitutos dos materiais de douramento. O bolseiro será responsável pela criação e organização de uma base de dados de fichas técnicas resumindo a informação pesquisada nos documentos históricos e técnicos.

4.       Legislação e regulamentação aplicável:

Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010 e Regulamento de Bolsas da Fundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

5.      Local de trabalho:

O trabalho será desenvolvido no território nacional abrangido pelo projecto sob a orientação científica da Doutora Sílvia Ferreira (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) em colaboração com a Doutora Elsa Murta do Departamento de Conservação e Restauro da Direcção Geral de Património Cultural de Lisboa.

6.      Duração da bolsa:

A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto para 1 de Maio de 2012. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado outros 6 meses dentro da vigência do projecto.

7.      Valor do subsídio de manutenção mensal:

O montante da bolsa corresponde a € 745/mes, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária. Alem do valor da bolsa serão cobertas as despesas do seguro contra acidentes pessoais e o seguro social voluntário. Para as deslocações fora da área de Lisboa serão consideradas ajudas de deslocação e estadia conforme as normas e legislação em vigor.

8.      Métodos de selecção:

Os métodos de selecção serão os seguintes: avaliação curricular (carta de motivação acompanhada pelo CV + copias do certificado de habilitações em papel ou pdf – original a apresentar posteriormente) seguida por uma breve entrevista (organizada na sede do Departamento de Conservação e Restauro da Direcção Geral de Património Cultural em Lisboa, Rua das Janelas Verdes no 37, pela presidente do júri e outros membros da comissão de avaliação).

9.      Composição do Júri de Selecção:

Presidente do Júri: Doutora Irina Crina Anca Sandu

Vogais: Doutora Sílvia Ferreira, Doutora Agnes Le Gac

Suplentes: Doutora Fátima Eusebio, Mestre Elsa Murta

10.  Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente, por nota final obtida afixada em local visível e público da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email ou telefone.

11.  Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 21.03.2012 a 04.04.2012.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, incluindo lista de publicações e certificado de habilitações (copia do original ou pdf).

As candidaturas deverão ser remetidas pessoalmente durante o período 21.03.2012-04.04.2012 no horário 10.00-18.00 na morada a seguir indicada (Gabinete 4, Hangar III, Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, Campus Monte de Caparica), ou por correio electrónico para a Doutora Irina Sandu, email: irina.sandu@fct.unl.pt.