A FACIT ("faça-se", em latim) - Associação de Solidariedade da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), foi criada por despacho da Direcção de Maio de 2006, sendo Director o Professor Doutor Fernando Santana e tendo como comissão instaladora os Professores Maria Helena Cabral (DF), Teresa Fonseca de Moura (DQ), Mário Ventim Neves (DEE) e as estudantes Liliana Branco (AE) e Sandrina Gonçalves (AE).
A Associação tem como objectivos a concepção, apoio, promoção e execução de programas e acções de solidariedade social em benefício de alunos ou funcionários carenciados da FCT/UNL.
Em Outubro de 2012, a FACIT conta com cerca de 70 sócios, entre docentes, não-docentes e alunos da FCT/UNL.
A única fonte de financiamento da FACIT até 2011 foram donativos e quotas dos seus sócios (quotas no valor de 30€/ano - não estudantes e 5€/ano - estudantes). Em 2012, devido aos esforços da Associação de Antigos Alunos da FCT/UNL, a FACIT contou com o apoio das empresas NovaBase e Pioneer Portugal.
Ainda em 2011, a FACIT estabeleceu parceria com a Reitoria da UNL para diagnosticar os alunos que necessitam de auxílio. No início de 2012, foram entrevistados por uma Assistente Social da Reitoria, cerca de 50 alunos, dos quais 31 foram considerados em grande necessidade. Actualmente, a FACIT dá senhas de refeição para almoço na cantina e paga os passes a estes alunos.
Com o donativo das empresas NovaBase e Pioneer Portugal a esgotar-se, foi celebrado um contrato com a Fundação PT para angariação de fundos, no valor de 30 cêntimos por cada chamada efectuada para o número 760 20 70 30.
A FACIT somos nós todos, a FACIT precisa de si!