O Meet MIT tem como objectivo promover um encontro informal entre diferentes culturas estudantis e de empreendedorismo, dos dois lados do Atlântico.
A 21 de Outubro de 2009, realizou-se na FCT-UNL a primeira edição do Meet MIT.
Alunos e ex-alunos do MIT trocaram impressões sobre as suas experiências como empreendedores, fundadores e CEOs de start-ups.
Richard Myrick (Senior Advisor, MIT AgeLab), Nevan Hanumara, (co-Fundador, Robopsy), Sarah Bird (Fundadora e CEO, SaafWater), John Harthorne (Fundador e CEO, MassChallenge), Grace Chen, Anurag Bajpayee and Marcus Dahlem (MIT Global Startup Workshop), e ainda António Câmara (Fundador e CEO, YDreams) e José Salcedo (Fundador e CEO, MultiWave) fizeram apresentações sobre os seus projectos e empresas perante uma audiência de mais de quatrocentos alunos.
O evento incluiu um concurso de ideias para aplicações de uma tecnologia desenvolvida no MIT, para o qual foram seleccionadas sete equipas integrando alunos de instituições universitárias Portuguesas e um convidado do MIT. Foram atribuídos prémios às três melhores equipas.
O E-Day - Dia do Empreendedorismo na Universidade Nova de Lisboa tem como objectivo envolver a comunidade local e os alunos das unidades orgânicas da UNL em actividades relacionadas com o empreendedorismo.
A 15 de Outubro de 2008, realizou-se na FCT-UNL a primeira edição do E-Day. Ao longo do dia, decorreu o seminário “Da Ideia ao Negócio” que juntou cerca de 400 participantes entre alunos, professores, empresários e venture capitalists.
Paralelamente, realizou-se uma exposição de start-ups de antigos alunos e professores da UNL. Foi uma oportunidade de divulgar novas empresas de sucesso, e mostrar aos alunos que a criação de empresas de base tecnológica é uma via possível para o seu futuro profissional.
O Empreendedorismo Social também esteve representado através de várias organizações sem fins lucrativos, demonstrando que o comprometimento individual é um poderoso mecanismo para alcançar objectivos com impacto social.
Duas semanas antes do evento, arrancou o Concurso E-Teams, em que equipas multidisciplinares de alunos da UNL foram desafiadas a desenvolver uma ideia para um negócio. Houve acções de formação para ajudar as equipas a prepararem as suas apresentações num “elevator pitch” que decorreu durante o seminário. As três equipas melhor classificadas receberam prémios.