O Laboratório de Durabilidade de Estruturas está integrado no LabEST e os equipamentos disponíveis permitem a realização de ensaios de envelhecimento acelerado por forma a reproduzir em poucas semanas o dano que ocorre ao longo de anos ao ar livre.
Este laboratório dá apoio a trabalhos de investigação no âmbito de dissertações de mestrado e doutoramento e de projetos de investigação:
- Câmaras de nevoeiro salino. Teste destinado a verificar a degradação de propriedades dos materiais e revestimentos de superfície ou a degradação de ligações estruturais;
- Câmara de corrosão cíclica. Este teste tenta simular o mesmo tipo de alteração ambiental que pode ser encontrado na natureza. Este teste distingue-se do nevoeiro salino por combinar durante um ciclo de envelhecimento, períodos de nevoeiro salino com períodos de secagem e períodos de temperatura e humidade controlada.
- Câmaras climáticas com ciclos de variação de temperatura e humidade. Este equipamento permite a análise do comportamento termodinâmico de materiais e ligações. Através da simulação de diferentes condições climáticas é possível avaliar o desempenho de um determinado material ou ligação durante o seu período de vida útil.
- Câmara de SO2. Este equipamento permite realizar testes de simulação da atmosfera ácida;
- Câmara de CO2. Este equipamento permite fazer ensaios de carbonatação acelerada;
- Ensaio de resistência à penetração de cloretos;
- Secagem de materiais em 2 estufas elétricas com temperatura controlada;
- Câmara de Arco-Xenon. Com este tipo de teste é possível reproduzir os danos causados pelo espectro completo da luz solar e chuva.
- Tanques de molhagem – secagem. Ensaio de durabilidade de provetes por ciclos de molhagem-secagem;