Laboratório de Dinâmica Estrutural (LabEST)

O Laboratório de Dinâmica Estrutural faz parte do LabEST e os equipamentos disponíveis neste laboratório permitem efetuar uma ampla gama de ensaios dinâmicos, que são utilizados no apoio às aulas de Dinâmica de Estruturas e em trabalhos de investigação conduzidos pelos docentes:

• Mesa sísmica educacional da Quanser.  Este equipamento permite reproduzir movimentos sísmicos reais e estudar o comportamento dinâmico e a resposta sísmica de modelos estruturais à escala reduzida (peso máximo 15kg). No âmbito do ensino, o equipamento permite complementar os conceitos fundamentais relacionados com o comportamento sísmico das estruturas mediante ensaios laboratoriais demonstrativos. Os próprios estudantes constroem os modelos estruturais a serem testados, permitindo-lhes compreender a influência das opções tomadas na fase de projeto na reposta dinâmica da estrutura. No âmbito da investigação, a mesa sísmica permite estudar o efeito dos sismos em modelos estruturais mais avançados.
  • Transdutores de velocidade triaxial SYSCOM. Cada uma das 4 unidades disponíveis no laboratório é composta por um sensor triaxial de velocidade e uma unidade de aquisição de dados. O funcionamento em regime autónomo destes equipamentos, que podem ser sincronizados através de antenas GPS, permite monitorizar as vibrações produzidas em estruturas reais por cargas dinâmicas e/ou vibrações ambientais. O processamento dos dados obtidos neste tipo de ensaios (utilizando o programa ARTeMIS, também disponível) permite a caracterização dinâmica destas estruturas (frequências e modos própios e fatores de amortecimentos).
  • Equipamento de aquisição e controlo da National Instruments. Este equipamento permite fazer a aquisição e o controlo de dados em tempo real, tornando possível a implementação de algoritmos sofisticados para a monitorização e controlo estrutural, através de abordagens iminentemente passivas, activas ou semi-activas. Através da interacção com esta plataforma, é possível, aos estudantes, desenvolver e aprofundar conhecimentos na óptica dos sensores, actuadores, e sistemas de controlo estrutural, sensibilizando-os para este domínio do conhecimento cada vez mais importante na área da Engenharia Civil. No âmbito de investigação em estruturas a escala real, o equipamento já foi utilizado num projeto em parceria com a Academia Militar, para a monitorização das ondas de choque em ensaios de rebentação de cargas explosivas.
  • Servocilindro hidráulico Moog. Este equipamento é composto por um grupo hidráulico com um caudal de 65 litros/minuto para uma pressão de trabalho de 210 bar e um motor de 40CV, e por dois servo-actuadores hidráulicos da MOOG 34/22/22x50, constituídos cada um essencialmente por um pistão de ∅ 34, haste dupla de ∅ 22, com carreira mecânica de 50 mm, e por uma servo-válvula MOOG tipo MFB (mechanical feedback), modelo G761-3003. Cada servo-actuador inclui um LVDT no seu interior para captação da posição. Este equipamento permite assim a actuação controlada de duas forças até 6kN em regime rápido e 10kN em regime lento, a frequências até 50Hz. É por isso um equipamento vocacionado para ensaios dinâmicos de modelos físicos à escala real ou reduzida.

• nova.civil_.labs_-_labest101_-_vista_geral_da_mesa_sismica_durante_o_ensaio_a_escala_de_um_edificio_pombalino.jpg
  • nova.civil_.labs_-_labest102_-_vista_de_ensaio_didatico_na_mesa_sismica.jpg
  • nova.civil_.labs_-_labest103_-_vista_de_ensaio_didatico_na_mesa_sismica.jpg
  • nova.civil_.labs_-_labest104_-_mesa_sismica.jpg