Expo FCT 2019, mais um ano a abrir as portas aos alunos do ensino secundário

Estivemos mais uma vez, no dia 24 de Abril, a participar na EXPO FCT 2019

Esta foi a 13.ª edição da EXPO FCT, organizada FCT NOVA, no Campus de Caparica. Um evento anual, que quer dar a conhecer a Faculdade e a sua oferta educativa de forma facilitar a escolha de formação superior por parte de jovens pré-universitários. É um dia inteiro com demonstrações/atividades nas áreas de Ciências e Engenharia, envolvendo todos os Departamentos da Faculdade nas várias vertentes científicas e tecnológicas.

Levámos o nosso nariz do projecto #SCENT para apresentar aos alunos e preparamos a seguinte actividade "Biopolímeros e deteção de infecções", inserida nas Actividades do Departamento de Química:

Sabias que polímeros extraídos de fontes naturais, como por exemplo a gelatina, podem servir para detetar gases?

No Grupo de Engenharia Biomolecular desenvolvemos um nariz eletrónico com sensores biopoliméricos para detectar gases. Vem conhecer o nosso e-nose e ver como é possível utilizá-lo para detectar rapidamente odores. O nosso objetivo é que este nariz venha um dia ajudar os médicos a diagnosticar rapidamente doenças bacterianas.