Laboratório de Desenho e Planeamento (LabPLAN)

Os Laboratórios de Desenho e Planeamento (LabPLAN) estão organizados de acordo com a sua especialidade e ocupam uma área global de 165 m2:

Laboratório de Desenho

O laboratório de desenho está equipado com meios que permitem o desenvolvimento de tarefas que vão desde o desenho e construção de modelos tridimensionais até à sua transposição em modelos digitais com recurso a equipamentos informáticos ligados à rede wifi e em rede com cablagem.

O software disponível para os alunos é em rede pelo que qualquer aluno tem acesso ao mesmo, quando o exercício o requerer. No desenvolvimento de atividades de investigação o laboratório é utilizado pelos alunos para pesquisas e construção de protótipos tridimensionais e simulação dos mesmos com base a modelação dinâmica.

Laboratório de Planeamento

O laboratório de planeamento é recente e está equipado com meios informáticos que possibilita o desenvolvimento de projetos de investigação fundamental e aplicada em áreas de ponta no sector do Ordenamento do Território e urbanismo.

Os alunos desenvolvem a sua investigação no quadro do projeto e da dissertação de mestrado e aplicam os resultados em trabalhos em situação real com base nos protocolos em curso com as entidades públicas dos países de língua oficial portuguesa – Cabo Verde, Moçambique, Angola, Guiné, São Tomé e Príncipe e Timor.

Os alunos com base nos seus trabalhos de laboratório integram ainda missões aos diferentes países para realização dos trabalhos de campo e teste de soluções junto de populações.

No laboratório é feita a iniciação dos alunos finalistas em equipas com diferentes formações académicas como modelo de incentivar à Inovação e a uma Interdisciplinaridade formativa complementar.