Laboratório Computacional do DEC (LCDEC)

O laboratório computacional do DEC, composto pelas salas 3.14, 3.15 e 3.15A do Edifício IX, está dedicado ao apoio às aulas e às simulações numéricas realizadas no âmbito das dissertações de mestrado, assim como dos trabalhos de investigação realizados pelos alunos e docentes do ciclo de estudos. O atual diretor do LCDEC é o Professor Corneliu Cismasiu.

O laboratório está dotado de 30 computadores Intel(R) Core TM i5 CPU 650@3.2 GHz, duas impressoras de grande formato,  HP DesignJet 110 Plus  e HP DesignJet 1050C e cobertura WiFi que, alias, se estende a todas as salas do Campus.

Juntamente com os pacotes de uso geral num ambiente Windows (Microsoft Office Professional Plus 2010, Adobe Reader, Adobe Flash Player, ESET NOD32 Antivirus, Gimp, 7-Zip, Google Chrome, Java, etc.), os utilizadores deste laboratório têm a sua disposição software específico para ciências (Matlab, Maxima, Octave, Condor) e Engenharia Civil, em particular (Autocad, Qgis, Ansys, Atena, Plaxis, SAP 2000, SAFE P/T, ETABS Ultimate, CSiBridge Advanced, Extreme Loading for Structures, ARTeMIS).

Para além dos equipamentos acima mencionados, os alunos e docentes do ciclo de estudos têm à sua disposição, para simulações numéricas exigentes em termos de recursos computacionais, duas máquinas de elevado desempenho, para cálculo em processamento paralelo: um servidor de cálculo LENOVO com 24 cores Xenon(R) CPU X5670@2.93 GHz e 16 GB RAM e um cluster formado por 14 máquinas HP-Proliant com 8 cores compostas maioritariamente de processadores Xeon E5405@2.00GHz e E5606@2.13GHz  e 32GB cada, perfazendo um total de 112 cores.