PROJECTOS "VERÃO COM CIÊNCIA 2020" : FÍSICA NUCLEAR APLICADA

1. Sumário

A Escola de Verão – Fiísica Nuclear Aplicada insere-se nos objectivos gerais da FCT/UNL e do LibPhys-UNL de contribuir activamente para o desenvolvimento do conhecimento cientiífico e da sociedade em diversas aáreas. A área de Física Nuclear Aplicada, focada nas aplicações da Física Nuclear a domínios vastos que incluem a Ciência dos Materiais, a Biomeédica e o Ambiente, tem sido objecto de lecionação e de investigação no contexto das Engenharias Física e Biomédica da FCT/UNL. Todos os anos, vaários estudantes se candidatam a esta área para efeitos de iniciação à investigação ou da sua tese de Mestrado. Alguns destes prosseguem depois para Doutoramento. Sendo uma área fundamentalmente experimental e instrumental, a sua dinâmica foi prejudicada pelas medidas de segurança e confinamento impostas pelo COVID. Pretende-se com esta iniciativa lançar uma formação presencial intensiva, que colmate os efeitos das restrições das referidas medidas, com os seguintes objectivos específicos:

a) Familiarização dos estudantes com os conceitos, a praática e os equipamentos de espectrometria nuclear, nomeadamente fontes e detectores de radiação, electrónica de processamento e aquisição de dados;

b) Familiarização dos estudantes com software de simulação e cálculo ligados às espectrometrias nucleares;

c) Participação dos estudantes em projectos de investigação referidos mais adiante (tópicos do programa de formação 1 a 8);

d) Abertura de oportunidades para trabalho visando teses de Mestrado e/ou de Doutoramento

Público alvo

O curso, dirigido a alunos a terminar as licenciaturas e mestrados em Engenharia Física e Engenharia Biomédica (e áreas afins), tem a duração de 42h (em 7 dias) e está organizado em módulos (Mi) apresentados de seguida:

Sessão de início do curso e Palestra de orador convidado internacional: Dr. Nuno Barradas, IAEA

M1: Metodologia de Investigação e Escrita Científica

M2: Tópicos em Física Nuclear

M3: Interação da Radiação Ionizante com a Matéria

M4: Aceleradores de Partículas

M5: Detetores de Radiação

M6: Reações Nucleares

Visita de Estudo ao Campus Tecnológico e Nuclear do IST.

M7: Técnicas Nucleares Analíticas: EBS, PIXE, PIGE, NRA e AMS

M8: Softwares de análise: SIMNRA, NDF, ERYA, GUPIX

Sessão de encerramento do curso de formação e Palestra oradora convidada: Prof. Patrícia Gonçalves (IST) Tema: O Ambiente de Radiação no Espaço e a Exploração do Sistema Solar

O curso de formação tem a duração de 42h (em 7 dias) dividido pela 1ª Fase e 2ª Fase.

Candidaturas:

2. Supervisores

Coordenador: Micaela Fonseca (DF-FCT/UNL,LibPhys-UNL, CIÊNCIA ID: 961A-1B84-DB7F),

M. Adelaide Pedro de Jesus (DF-FCT/UNL,LibPhys- UNL,CIÊNCIA ID: 5713-0110-AFBA);

João Cruz (DF-FCT/UNL,LibPhys-UNL,CIÊNCIA ID: 271D-3F24-FE2D);

Hugo Silva (DF- FCT/UNL,CIÊNCIA ID:8914-F538-0AD4);

Cátia Santos (DF-FCT/UNL,CIÊNCIA ID:A314-C603-289A);

Hélio luís (IPFN/IST,CIÊNCIA: 4014-CD2A-CD1A)

Rodrigo Mateus (IPFN/IST,CIÊNCIA: 1A1A-5F0C-7585).

3. Tópicos do Programa de formação I&D:

1 – Construção de um detetor de neutrões ambientais para aplicações agrícolas.

2 - Medições de secções eficazes das reacções de dispersão inelástica 7Li(p,p’γ)7Li (Eγ = 478 keV) e 19F(p,p’γ)19F (Eγ= 110 keV, 197 keV). Colaboração com o Instituto Romeno IFIN-HH (http://www.nipne.ro).

3- Quantificação de Li e B em vidros de borossilicatos (VICARTE-FCT/UNL). Análises complementares por PIXE e NRA.

4- Medição de perfis de deutério em amostras de um reactor de fusão.

5- Optimização da câmara de reacções nucleares.

6- Quantificação de Li e B em vidros de borossilicatos (VICARTE-FCT/UNL): análises complementares por PIXE e NRA.

7- Exploração das propriedades biológicas de novos compostos metálicos de ouro (Au) com potencial anti-tumoral À luz de tecnologias nucleares.

8- Desenvolvimento de software de análise e simulação para técnicas nucleares - cálculo de rendimentos em profundidade de reacções nucleares por espectroscopia gama.

9- Análise PIGE para estudo de osteoporose e de doença óssea de Paget.

4. Cronograma

A Escola de Verão está dividida em três fases:

1ª Fase - 1 de Agosto até 13 de Setembro de 2020: Introdução ao programa de trabalhos e familiarização com a Unidade de I&D, o Laboratório de Física Nuclear do LibPhys-UNL,  com o Laboratório de aceleradores do CTN/IST e com a equipa de supervisores.

Início do curso de formação com o Módulo 1: Metodologia de Investigação e Escrita Científica

2ª Fase -14 de Setembro a 18 de Setembro:  Curso de Formação: 30h. O curso está organizado em duas sessões de 3h por dia para os diferentes módulos durante os 5 dias promovendo o desenvolvimento de competências e valências para os programas de investigação, encorajando também o trabalho de equipa entre os bolseiros.

3ª Fase - 19 de Setembro a 30 de Outubro: continuação do desenvolvimento dos projectos previstos nos programas de formação em I&D com a equipa de supervisão e sessão de encerramento da escola com a apresentação e avaliação dos resultados obtidos em formato de poster.

PROGRAMA – SEMANA INTENSIVA

Escola de Verão: Física Nuclear Aplicada

Apoio - Verão com Ciência

Fundação para a Ciência e Tecnologia