O Mestrado em Bioquímica para a Saúde tem como objectivos ajudar os alunos a adquirirem uma perspectiva analítica e desenvolverem uma postura crítica sobre diversas questões da bioquímica aplicada à saúde humana. Para isso contribuem uma formação sólida em Bioquímica e na sua interface com a Biofísica, a Biologia, a Biotecnologia, a Química (na perspetiva farmacológica), a Bioética e o Empreendedorismo. A componente prática da formação é também muito valorizada, por exemplo através dos módulos de Práticas Laboratoriais Integradas I e II.
A formação académica multidisciplinar do Mestrado em Bioquímica para a Saúde assenta nas competências únicas de três instituições da NOVA - Faculdade de Ciêncas e Tecnologia, Instituto de Tecnologia Química e Biológica e Faculdade de Ciências Médicas - e conta ainda com a colaboração de docentes do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, Instituto Gulbenkian de Ciências, Centro de Estudos de Doenças Crónicas e Instituto Superior Técnico. Os alunos têm assim acesso quer a projectos de investigação fundamental quer a projectos de investigação e desenvolvimento na indústria e serviços relacionados com a saúde, como sejam a Indústria Farmacêutica, Análises Clínicas e a Biotecnologia.
No 2º ano do Mestrado em Bioquímica para a Saúde, os alunos podem optar por um dos laboratórios de investigação das instituições associadas ou outras no País, ou ainda por uma empresa para elaborarem a sua Dissertação.