Carolina Sofia Sarrazola Barata

Researcher and Profesor at UCP-CITAR, Porto

Carolina Sofia Sarrazola Barata é bacharel em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar, pós-graduada em Peritagem em Arte/Mobiliário pela Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, mestre em Química Aplicada ao Património pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com dissertação subordinada ao tema "Caracterização de Materiais e de Técnicas de Policromia da Escultura Portuguesa Sobre Madeira de Produção Erudita e de Produção Popular da Época Barroca".

Encontra-se em doutoramento no Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro, com o tema de investigação "Caracterização de materiais e de técnicas de policromia da talha portuguesa de produção erudita e de produção popular da época barroca do Noroeste de Portugal".

Iniciou a sua actividade profissional em 1996, na área de Conservação e Restauro de Pintura de Cavalete e Escultura sobre Madeira Policromada, tendo colaborado com diversos ateliers privados. Tem frequentado assiduamente diversos cursos de actualização profissional.

De 2002 a 2005 foi formadora profissional no curso de Conservação e Restauro de Pintura de Cavalete integrado no projecto TECNOLOGIAS, desenvolvido pela Câmara de Comércio Italiana, no Porto.

Em 2005 integrou o corpo docente do Departamento de Arte e Restauro da Escola das Artes da Universidade Católica, no Porto (UCP), onde lecciona ao nível da licenciatura (Pintura e Escultura) e do mestrado (Escultura).

É membro integrado do Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (CITAR) da UCP desde 2007.

É membro colaborador do Centro de Investigação em Geobiociências, Geotecnologias e Geo-engenharias(GeoBioTec) da Universidade de Aveiro desde 2009.