SBP

AF  ||  3G  ||  SBP

Online meeting Thursday, July 1, 2021, 14:00h — THE PANAFRICAN AND CADOMIAN OROGENIES IN NORTH AFRICA AND WESTERN EUROPE. The scientific sessions will be focused on the Pan-African and Cadomian Orogenies recorded in North Africa and western Europe across the Ediacaran-Cambrian transition and its bearing in the assembly and demise of Pannotia.
Organizers: J. Javier Álvaro (IGEO, Madrid), Martim Chichorro (Geobiotec, Universidade Nova de Lisboa) and Gabriel Gutiérrez-Alonso (Universidad de Salamanca)

Jazidas de fósseis no Norte da Península Ibérica importantes para o estudo da extinção de dinossauros
Miguel Moreno-Azanza  e Eduardo Puértolas (GeoBioTec - grupo SBP) orientaram estudo nos Pirenéus de Aragão que mostra grande abundância e variedade da fauna durante o último meio milhão de anos do Cretácico, indicando que o desaparecimento dos dinossauros foi relativamente repentino e não gradual.

Paraísos de Portugal, Trilhos e Fósseis (National Geographic)
Percurso com ícones da Lourinhã, por Octávio Mateus (GeoBioTec - grupo SBP)

Colaboração entre o GeoBioTec e a Universidad Nacional del Sur (Argentina)
Por convite do Departamento de Geología da Universidade Nacional Del Sur (Bahia Blanca) resultou a colaboração entre Martim Chichorro (GeoBioTec - grupo SBP) e Melisa Angelleti, por forma a iniciar um estudo focado nas rochas do Soco de Tandilia no cratão de Río de la Plata, Argentina. O primeiro trabalho resultante dessa colaboração foi aceite para publicação no Journal of South American Earth Sciences.

Ovos dos últimos dinossauros da Europa descobertos por equipa ibérica (National Geographic)
No contexto de um projeto de investigação sobre a reprodução de dinossauros, uma equipa de investigadores portugueses (GeoBioTec - grupo SBP) e espanhóis identificou até ao momento quarenta ovos de dinossauros e garante que existem mais de uma centena no mesmo local. Os achados, identificados como os ovos dos últimos dinossauros, são esféricos e têm cerca de 20 centímetros de diâmetro, apresentando um estado excecional de conservação. 

Paleontólogos Portugueses Descobrem Fóssil Bizarro de Crinoide na Península Ibérica (National Geographic)
Investigadores do GeobBioTec (grupo SBP) descobriram um fóssil raro de um crinoide extinto, do grupo dos equinodermes, com cerca de 394 a 388 milhões de anos, descrito pela primeira vez na Península Ibérica.