Objetivos

Enquadramento

Tendo em conta que os edifícios representam 40% do consumo final de energia final da União Europeia, espera-se que as novas ferramentas de concepção em conjunto com os métodos construtivos inovadores permitam o desenvolvimento de soluções de envolventes de edifícios compatíveis com os desafios actuais e futuros.
É neste contexto que se enquadra a Pós-graduação em Engenharia das Fachadas, fruto dum trabalho de preparação desenvolvido nos últimos dois anos pela FCT NOVA em colaboração com LNEC e ANFAJE, à qual se junta agora o LNEG, com um módulo sobre a integração de energias renováveis em fachadas. Esta formação, oferecida em regime laboral a licenciados ou mestres em Engenharia ou Arquitetura, beneficia ainda do apoio da “European Façade Network” (http://facades.ning.com/), a primeira rede europeia de universidades com formação na área das fachadas de edifícios, da qual a Universidade Nova faz parte.

Objetivos

O curso pretende proporcionar aos alunos a aquisição dum conjunto de conhecimentos teóricos e práticos aprofundados em diversos domínios relacionados com a concepção das fachadas dos edifícios, abordando tópicos como o desempenho (térmico, acústico, lumínico, estrutural) energia e o conforto, a qualidade e a sustentabilidade, e tecnologia e inovação e integração de renováveis. No que respeita à formação sobre a Integração de energias renováveis nas fachadas, ministrada pelo LNEG, esta pretende focalizar a atenção dos alunos num conjunto de matérias que visam os vários aspetos a ter em consideração na utilização de energias renováveis e na sua integração em edifícios. Neste âmbito é introduzido o contexto dos denominados NZEB (Net Zero Energy Building), onde aliás decorrerá este modulo formativo e serão apresentados vários exemplos de Soluções Integradas de Sistemas Passivos e Ativos bem como outros aspetos importantes que contribuem para qualidade das soluções apresentadas.