Apresentação

O Mestrado em Engenharia Civil – Reabilitação de Edifícios é novamente aberto no ano lectivo 2014/5 depois de ter estado encerrado durante alguns anos, o que se deve à alteração do paradigma do mercado da indústria em Portugal. Com efeito justifica-se presentemente a criação de uma especialização que antecipe a procura de técnicos na área da reabilitação que inevitavelmente irá suceder aquando da retoma do sector da construção (de forma semelhante à que ocorre na maior parte dos países europeus) e que ofereça aos interessados em melhorar as respectivas formações um curso orientado no sentido da evolução previsível do mercado.

Trata-se de antecipar as necessidades que deverão ser reais e que se situam numa sub-área tipicamente pouco considerada nas formações tradicionais. Por outro lado pretende-se contribuir para a formação ao longo da vida de muitos dos actuais licenciados.

A aparente contradição de se reactivar o curso numa fase de decréscimo do mercado é na realidade uma aposta estratégica de antecipação e de integração dos actuais desempregados, o que aliás parece ser confirmado pelo facto de o curso ter sido rapidamente acreditado pela A3ES em 2014 por um prazo de 5 anos.

Na generalidade dos países europeus desde há muito que a construção nova entrou em estagnação e é o sector da reabilitação que se mantém em crescente actividade. Os números da importância do sector na UE e em Portugal são elucidativos (ver gráfico). Numa estimativa recente apresentada num jornal de grande circulação era clara a relevância da percentagem de edifícios a necessitarem de obras.