EarlyMetal

Projecto Early Metal: Metalurgia Primitiva no Território Português

PTDC/HIS-ARQ/110442/2008
2010-2013
O projecto EARLYMETAL, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, resulta da fusão de três outros projectos aprovados pela FCT: 
- PTDC/HIS-ARQ/100623/2008 – Origens e Difusão da Produção de Bronzes Binários no Norte e Centro de Portugal. Implicações Arqueometalúrgica e Sociais (FIRSTBRONZE).
- PTDC/HIS-ARQ/099950/2008 – Primeiras Etapas Metalúrgicas na Pré-História da Estremadura Portuguesa.
- PTDC/HIS-ARQ/102112/2008 – Antigas ligas de Bronze no Sul de Portugal – Processos Metalúrgicos e Cadeias Operatórias.

Este projecto tem como objectivo a caracterização das condições histórico-tecnológicas que presidiram ao surgimento da metalurgia do cobre no extremo ocidente peninsular, à sua evolução durante a Primeira Idade do Bronze e à introdução das ligas de bronze no norte, centro e sul de Portugal, bem como a reconstituição dos processos metalúrgicos envolvidos na produção dessas ligas e na manufactura dos artefactos.

As actividades metalúrgicas incluem uma série de processos que vão desde a concentração e redução dos minérios até ao tratamento do metal através de várias cadeias operatórias envolvidas na manufactura dos artefactos. 

De um modo geral, pretende-se investigar a evolução metalúrgica e suas consequências socioculturais, desde o Calcolítico até ao Bronze Final e Período Orientalizante, que marca a transição para uma metalurgia grandemente influenciada por tecnologias exógenas.

Assim, neste projecto será efectuada a caracterização química e estrutural de artefactos metálicos e outros materiais utilizados nos processos metalúrgicos (minérios, moldes, cadinhos e algaravizes) provenientes de vários sítios arqueológicos do território português, assim como de subprodutos das operações metalúrgicas (escórias e pingos de fundição).