Sistema de Incentivos à I&D Empresarial

Candidatura nº 57250    Contrato nº 2020/057250

Promotor: Universidade Nova de Lisboa

Após a identificação da doença COVID-19, causada pelo coronavírus SRA-CoV-2 ficou claro que esta não só é perigosa devido à infeção resultante mas também porque ameaçava toda a infraestrutura dos Sistemas Nacionais de Saúde.

Na fase inicial da pandemia existia apenas um medicamento aconselhado pela FDA (U.S. Food and Drog administration) que revelava fraca eficiência.  Desta forma, uma percentagem considerável dos pacientes desenvolviam infeções respiratórias e muitos deles evoluíam até à insuficiência respiratória aguda hipoxémica.

Para que a sua convalescença fosse possível necessitavam de ventiladores mecânicos para continuarem a sua terapêutica por vezes durante semanas ou mesmo meses.

Nenhum Sistema Nacional de Saúde possuía ventiladores suficientes face ao repentino aumento das necessidades. A esta aceleração da procura respondeu o mercado com uma redução na oferta. A evolução da pandemia na Republica Popular da China (R.P.C.) afetou toda a sua cadeia produtiva e logística. Não existiam assim exportações chinesas de ventiladores. Acresce ainda que os fabricantes de ventiladores em todo o Ocidente e Ásia também pararam pois incorporavam nos seus produtos componentes produzidas na R.P.C. que não eram exportados.

Para superar a escassez de ventiladores nos hospitais, foram recolhidas e partilhadas informações nas comunidades da Internet para desenvolver ventiladores de fonte aberta que poderiam ser rapidamente fabricados em qualquer lugar e utilizados em caso de emergência. As componentes destes ventiladores ou existiam no mercado (por não terem sido concebidas para utilização hospitalar) ou eram facilmente fabricadas por processos tradicionais e/ou por impressão 3D.

O projeto Minivent teve como objetivo desenvolver o conceito de ventilador minimalista para ventilação mecânica intrusiva, em modo de pressão, para a terapia clínica intensiva de emergência do COVID-19 com uma arquitetura própria e com várias alternativas em termos de componentes possíveis de utilizar, em função da sua disponibilidade de mercado ou da capacidade local de produção. O custo de um ventilador minimalista não devia ultrapassar 1000 €.

O Projeto Minivent foi financiado pela Agência Nacional de Inovação (ANI) e para o realizar foi constituído um consórcio entre a Universidade NOVA de Lisboa, com uma equipa heterógena de Engenheiros e Médicos, e a empresa Me&You Innovate (M&Y), empresa da área da produção metalomecânica, com alguma experiência na produção e comercialização de equipamentos médicos.


Me&You Innovate (M&Y): https://meandyouinnovate.pt/

Email contacto:  lmg@fct.unl.pt


Equipa:

António Grilo (Gestor do Projeto): Professor Associado do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial da Universidade Nova de Lisboa.

José Paulo Santos: Professor Catedrático do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Pedro Póvoa: Professor Associado da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, Diretor da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de São Francisco Xavier.

João Martins: Professor Associado do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

João Goes: Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Telmo Santos: Professor Associado do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial da Universidade Nova de Lisboa.

João Pedro Oliveira: Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Luís Gil: Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Alberto Martinho: Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

António Gabriel dos Santos: Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Carlos Fernando Da Costa Almeida: Administrador e Director Geral – ME & YOU INNOVATE, AS.

José Carlos Rodrigues da Silva: Diretor Financeiro e de Recursos Humanos – ME & YOU INNOVATE, SA.

Bruno Monteiro Dias: Responsável do Serviço de Engenharia Industrial– ME & YOU INNOVATE, SA.