Duplo Diploma Químio-informática

EN | PT

"ChemoinformaticsPlus": um mestrado Erasmus Mundus em Químio-informática

Duplo diploma de mestrado Química Bioorgânica NOVA – Chemoinformatics Strasbourg

Flyer atualizado: brochure_mundus_2023.pdf

O novo Mestrado Erasmus Mundus "ChemoinformaticsPlus" abriu a primeira edição em setembro de 2022 com cerca de 20 bolsas para alunos selecionados e 25 vagas por edição. O rótulo Erasmus Mundus é atribuído pela Comissão Europeia a programas de mestrado transnacionais que contribuam para a excelência e internacionalização do Ensino Superior na Europa. A NOVA School of Science and Technology (FCT-NOVA) está envolvida neste programa através do Mestrado em Química Bioorgânica.

A Químio-informática é hoje uma área de enorme importância em química teórica, usando inteligência artificial e ciências de dados para responder aos atuais desafios sociais e de inovação em Química. Diz respeito ao desenvolvimento, criação, organização, armazenamento, disseminação, análise, visualização e uso de informação química. Nos últimos 20 anos, a Químio-informática tornou-se indispensável para a indústria química.

Os químio-informáticos são antes de mais químicos, com uma prática experimental de Química. Portanto, este programa de mestrado combina formação de alto nível em Química, Química Computacional, Químio-informática, Ciências da Computação e Ciências de Dados, e utiliza competências em Química Orgânica, Química Física, Bioquímica e Química Estrutural. O programa inclui aulas e tutoriais sobre Químio-informática, Modelação Molecular, Química Quântica, bem como Gestão de Bases de Dados e Programação. Desenvolvimentos recentes em aprendizagem automática (machine learning), especificamente big data e inteligência artificial, também são abordados.

O consórcio inclui sete universidades: Universidade de Estrasburgo (França), Universidade de Paris (França), Universidade NOVA de Lisboa (Portugal), Universidade de Milão (Itália), Universidade de Ljubljana (Eslovénia), Universidade de Bar Ilan (Israel) e a Universidade Nacional Taras Shevchenko de Kiev (Ucrânia). Os parceiros associados são a Universidade de Viena (Áustria) e a Universidade Industrial e Estatal de Petróleo do Azerbaijão (Azerbaijão). O ChemoinformaticsPlus é apoiado por várias sociedades científicas nacionais e internacionais e por mais de 30 entidades industriais.

Neste programa de estudo de dois anos, os alunos escolhem um dos seguintes percursos, todos incluindo um ano numa universidade do consórcio e o outro noutra:

  1. Design In Silico de moléculas bioativas (Milão - Paris - Estrasburgo)
  2. Químio-informática e Química Física (Milão - Estrasburgo)
  3. Químio-informática para Química Biofísica e Computacional (Ljubljana - Estrasburgo)
  4. Químio-informática para Química Orgânica (Lisboa - Estrasburgo)
  5. Screening virtual e design de bibliotecas químicas ultra-grandes (Kiev - Estrasburgo)
  6. Químio-informática e Informática de Materiais (Bar Ilan - Estrasburgo)

Cada percurso inclui treino num laboratório académico ou na indústria. Ao concluírem o programa de estudos, os estudantes obtêm um duplo diploma das Universidades envolvidas.

A partir de setembro de 2022, o programa ChemoinformaticsPlus oferece bolsas de estudo Erasmus Mundus altamente competitivas no montante de 1400 euros por mês durante a duração do programa. Os parceiros organizarão também o acesso a possíveis bolsas regulares Erasmus+ ou financiadas por terceiros para estudantes não abrangidos por bolsas Erasmus Mundus.

O grau de mestre “ChemoinformaticsPlus” abre perspetivas profissionais em várias áreas. Permitirá trabalhar na indústria química e farmacêutica como informáticos especializados em aplicações químicas, ou como químicos com fortes competências em métodos computacionais. Saídas profissionais típicas incluem cientista de aplicações, cientista de dados, programador de software científico, controlador de qualidade de software, gestor de projeto, consultor, representante de vendas, investigador e professor. A obtenção deste grau permitirá também continuar um percurso académico de investigação e ensino conduzindo ao doutoramento, por exemplo através de programas doutorais dos membros do consórcio.


Estrutura curricular do duplo diploma Química Bioorgânica NOVA – Chemoinformatics Strasbourg


1º Ano (FCT-NOVA)

1º semestre

    • Bioorgânica Analítica

    • Empreendedorismo

    • Química Medicinal

    • Química Orgânica Assimétrica I

    • Química Orgânica Física

    • Programação Avançada para Ciências e Engenharia

2º semestre

    • Bioorgânica Estrutural

    • Controle de Qualidade em Laboratório

    • Química Computacional Aplicada

    • Química Orgânica Assimétrica II

    • Síntese Orgânica Aplicada

    • Programação Avançada para Ciências e Engenharia de Dados


2º Ano (Universidade de Estrasburgo)

3º semestre

    • Químio-informática  I, II e III

    • Métodos de data mining

    • Descoberta de fármacos

    • Design de fármacos baseado em estruturas

    • Modelação molecular e biologia estrutural

    • Simulação com dinâmica molecular

    • Química quântica

    • Tecnologia internet

4º semestre

    • Tese de mestrado


(para além deste percurso alternativo, o mestrado em Química Bioorgânica oferece o percurso exclusivamente realizado na FCT-NOVA, sem duplo diploma em Químio-informática, com o primeiro ano curricular e o segundo de dissertação)


Candidaturas a bolsas para 2024/2025: Os interessados deverão preencher o formulário de candidatura online e contactar mbo.coordenador@fct.unl.pt e chemoinformaticsplus@campus.fct.unl.pt com urgência. As candidaturas serão feitas até 15 de março de 2024. Os candidatos poderão apresentar as suas candidaturas antes de terminar o 3º ano da licenciatura e deverão ter até ao início do programa uma licenciatura numa área de ciências naturais ou tecnologia, de preferência em Química ou área afim, com competências básicas em informática. Informações sobre inscrição, seleção e candidatura estão disponíveis em https://masterchemoinfo.u-strasbg.fr/-Inscriptions-26-.html

Independentemente da candidatura a uma bolsa, os alunos interessados candidatar-se-ão obrigatoriamente ao Mestrado em Química Bioorgânica da FCT-NOVA em Julho. Os alunos que não venham a ser selecionados para uma bolsa poderão ainda assim candidatar-se ao duplo diploma de Mestrado em Química Bioorgânica NOVA - Químio-informática Estrasburgo como estudantes auto-financiados.