Bem vindos ao DEPG GP!

O acesso dos gestores de projectos à profissão é muitas vezes um acontecimento não planeado. Frequentemente o novo gestor é identificado devido à sua formação na área tecnológica requerida para um projecto específico, não possuindo, por vezes, uma prévia preparação específica para o exercício das funções de gestão necessárias ao desempenho das suas funções.

A Gestão de Projectos é uma disciplina vocacionada para lidar com elevados níveis de mudança, inovação e pressão, geralmente motivada pela rápida expansão tecnológica e por pressões políticas e económicas. A Gestão de Projectos constitui assim uma das áreas de grande potencial para o desenvolvimento individual e organizacional, capaz de contribuir para uma maior notoriedade e reconhecimento internacional das capacidades e competências nacionais.

No entanto, o ingresso numa profissão, como a Gestão de Projectos, em que é vasto o leque de conhecimentos exigidos requer planeamento e preparação específica que permita a análise de situações e tomada de decisões e acções,  de um modo adequado e em tempo útil.

Na Gestão de Projectos, tal como noutras profissões também, têm sido desenvolvidos intensos esforços na standardização do seu corpo de conhecimentos que serve de base para a formação e certificação dos seus profissionais, merecendo especial referência o PMBoK, desenvolvido pelo PMI, e o IPMA Competence Baseline, desenvolvido pela IPMA e adaptado pelas diferentes Associações Nacionais nela filiadas, entre as quais a Associação Portuguesa de Gestão de Projectos – APOGEP.

Com base nesta realidade criou-se em 2007 o Diploma de Estudos Pós-Graduados em Gestão de Projectos (DEPG_GP) da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa que, para além da divulgação do estado da arte da Gestão de Projectos e de standards profissionais, promove uma formação especializada, facultando conhecimentos e competências de elevada aplicabilidade profissional e preparatórios para programas de certificação internacional, procurando assim contribuir para uma maior notoriedade e reconhecimento internacional das capacidades e competências nacionais.

Esperando contar com a vossa participação nesta 5ª edição.

Saudações académicas,
Prof.ª Alexandra Tenera