Fundamentos e Requisitos da Construção e Reabilitação Sustentável

Objetivos

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimento científico específico na temática da construção e reabilitação sustentável. Com efeito, as noções sobre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, construção e economia circular e a apresentação de boas práticas na construção e reabilitação sustentável, são determinantes para a avaliação e controlo dos impactes do edifício, assim como do meio envolvente.

Nesta unidade curricular será apresentada a temática da reabilitação sustentável dos edifícios, tendo em vista a correta conceção em projeto, a máxima otimização e a mínima duração dos trabalhos de reabilitação a executar durante a fase de obra. Pretende-se também capacitar os alunos de conhecimentos relativos ao adequado planeamento e gestão dos trabalhos.

Responsável: Graça Martinho

Docentes da FCT NOVA:, Ana Cruz, Ana Pires, David Pereira, Francisco Ferreira, Graça Martinho, João Farinha, João Joanaz de Melo, José Carlos Ferreira, Júlia Seixas, Paulina Faria, Pedro Coelho e Vasco Amaral.

Docentes convidados: A. Aguiar Costa (IST UL), Aline Guerreiro (Plataforma da Construção Sustentável), Carla Jardim (C.M. Seixal), Francesca Poggi (FCSH NOVA), Francisco Reis (BIMMS), José Carlos Lino (Newton, Lda.), Luís Santos (Leica Geosystems), Miguel Amado (IST UL), Miguel Raposo (Terracel), Nuno Travassos (A2P Consult, Lda.), P. Colunas Pereira (TPF, S.A.) e Vanda Dâmaso (C.M. Seixal).

• Conceitos e perspetivas em construção e reabilitação sustentável
  • Políticas e instrumentos aplicáveis à construção e reabilitação sustentável
  • Edifícios sustentáveis e inteligentes
  • Aspetos de execução e gestão de projetos sustentáveis
  • Novas tecnologias de gestão do processo construtivo
  • Ferramentas de apoio à construção e reabilitação sustentável
  • Workshop - A visão dos profissionais (arquitetos, urbanistas e engenheiros civis)

Bibliografia

No início das aulas, o docente responsável pela unidade curricular fornece aos estudantes inscritos uma lista da bibliografia recomendada. Os materiais de apoio utilizados nas aulas serão também disponibilizados pelos docentes.