Bolsa de Investigação para Mestre, uma vaga

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de investigação para Mestre no âmbito do projeto “Desenvolvimento de Líquidos Iónicos Flurorados como solventes para entrega específica” / NOVA.ID.FCT – Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT (PTDC/QEQ-EPR/5841/2014), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:

1. Área Científica: Bioquímica / Química / Química Aplicada / Biotecnologia /

Engenharia Química

2. Requisitos de admissão:

Serão considerados mestres em Bioquímica, Química, Biotecnologia e Engenharia Química, ou áreas afins. A média deve ser igual ou superior a 14 valores (na licenciatura e no mestrado). Serão valorizados os seguintes requisitos: motivação para investigação, boa capacidade de trabalho, experiência laboratorial comprovada na área de separação, purificação e extração, conhecimentos na área dos líquidos iónicos, análise de biomoléculas (quantificação, ensaios de atividade, ensaios de termoestabilidade), encapsulamento de biomoléculas ou sistemas de libertação controlada, cultura de linhas celulares, publicações e/ou comunicações científicas na área da engenharia química, líquidos iónicos, biomoléculas ou proteínas, e bons conhecimentos de língua inglesa.

3. Plano de trabalhos:

O projeto tem como objetivo a aplicação de líquidos iónicos para o desenvolvimento de sistemas de libertação controlada de proteínas terapêuticas. O bolseiro selecionado terá a possibilidade de desenvolver um trabalho de investigação inovador, envolvendo uma abordagem multidisciplinar, no desenvolvimento de líquidos iónicos com afinidade adequada para proteínas.

4. Legislação e regulamentação aplicável:

Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 33/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf).

5. Local de trabalho:

O trabalho será desenvolvido no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica da Doutora Ana B. Pereiro.

6. Duração das bolsas:

A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Abril de 2019. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projecto.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal:

O montante da bolsa corresponde a € 989,70, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

8. Métodos de selecção:

Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: uma avaliação curricular e, em caso de necessidade, haverá lugar a entrevista, com a respetiva valoração: experiência laboratorial (50%); Média de licenciatura e mestrado (25%); Publicações e comunicações (25%). A avaliação curricular terá a valoração de 100%, e caso haja necessidade de desempate,  recorrer-se-á à entrevista, atribuindo-se nesta situação, 50% à avaliação curricular e 50% à entrevista.

9. Composição do Júri de Selecção:

Doutora Ana B. Pereiro, Presidente do Júri, Doutor João M. M. Araújo e Doutora Nicole S. M. Vieira como vogais efetivos e Doutor José Luís P. N. Rebelo e Doutora Patrícia Reis como vogais suplentes. 

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota, afixada em local visível e público do Departamento de Química, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sendo todos os candidatos notificados através de email.

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 25 de Março de 2019 a 5 de Abril de 2019. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: carta de motivação, curriculum vitae detalhado, copia da certidão de habilitações, nome de duas referências e outros documentos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para anab@fct.unl.pt.