Ensaios Experimentais

Toda a actividade laboratorial envolvida neste projecto de investigação visa analisar o contributo, no plano da robustez estrutural, que as paredes de alvenaria poderão dar a um pórtico de betão armado.

Os ensaios irão ocorrer no Laboratório de Estruturas e Resistência dos Materiais do Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico.

Nesse sentido serão ensaiados 4 pórticos de betão armado à escala real, o processo construtivo foi da responsabilidade da VAMARO, Construção Civil, S.A. Trata-se de uma empresa sediada na zona de Lisboa e que opera na área da construção nova, remodelação, reparação, conservação e demolição de imóveis. Os trabalhos de construção foram supervisionados pela equipa de investigação afecta ao projecto.

Os pórticos irão apresentar diferentes conjecturas construtivas: com parede de alvenaria tradicional; alvenaria e reboco armado e alvenaria de tijolo estrutural.

A estrutura será submetida a uma a força vertical e serão capturados dados por intermédio de equipamentos de monitorização previamente instalados que permitirão observar o comportamento estrutural dos pórticos face à solicitação imposta.

CONSTRUÇÃO DOS PÓRTICOS

COLAGEM DOS EXTENSÓMETROS