A vida secreta das proteínas e outras moléculas de que elas gostam

Bem-vindos às actividades dos grupos XTAL & GlycoLab da UCIBIO-FCT-NOVA!

Na nossa investigação usamos vários métodos bioquímicos e biofísicos para estudar proteínas, isoladas ou em complexo com outras moléculas, incluindo fármacos, metais e hidratos de carbono. Temos uma forte experiência na caracterização funcional e estrutural de proteínas de diferentes organismos de importância nutricional, biomédica, farmacêutica e biotecnológica.

Usamos metodologias sofisticadas, como Cristalografia de Raios-X, SAXS e Microarrays de hidratos de carbono, para estudar complexos macromoleculares que funcionam como nanomáquinas. A "visualização" que conseguimos, com detalhe atómico, é crucial para entender como diferentes moléculas se comportam e reconhecem outras moléculas no ambiente celular.

Explora os nossos conteúdos a seguir e contacta-nos se quiseres conhecer-nos melhor!

Queres saber...

O que é uma proteína? O que são biofilmes? O que é o microbioma humano? E do Celulossoma, já ouviste falar?

As proteínas andam por aí e nós vamos espreitá-las aos raios-X!

Começa pelo Quiz "Quem quer ser cientista"!

Sabes o que é um cientista?

Sim?

Então o quiz "Quem quer ser cientista" é perfeito para ti! Responde às perguntas e mostra do que és capaz!

Entra aqui (https://www.socrative.com/#login) como aluno e entra na sala TERESA7377.

Boa sorte!

Público-alvo: +8 anos

À conversa com bioquímicos estruturais

Quais os grandes desafios da ciência?

Falamos com investigadores e alunos para descobrir.

Clica aqui para ver!

Público-alvo: todas as idades

O dia-a-dia de um bioquímico estrutural

Queres saber o que fazemos nos nossos laboratórios? Conhecer mais do fantástico mundo de um cientista? E as técnicas que mais utilizamos para estudar as nossas proteínas? Vê os nossos vídeos e fica a saber como é o nosso dia-a-dia!

Aqui podes ver como produzimos e purificamos as proteínas que estudamos. E podes ver também quais os procedimentos experimentais que estão envolvidos nas duas metodologias mais utilizadas pelos nossos grupos de investigação: os Microarrays de Hidratos de Carbono e a Cristalografia de Raios-X.

Produção de uma proteína

Purificação de uma proteína

Microarrays e Cristalografia

O que são proteínas?

As proteínas são biomoléculas essenciais para a vida.

Neste vídeo vamos aprender de uma forma simples o que são proteínas, onde as podemos encontrar, e ainda algumas das suas principais funções.

Venham conhecer um pouco melhor aquilo que são as "fábricas" das nossas células!!

Público-alvo: +14 anos

Uma visão raios-X sobre a vida secreta das proteínas

Porque são importantes as proteínas?

Como conseguimos entender as suas funções?

Como funciona a cristalografia de raios-X?

Estas e outras questões vão ser respondidas neste vídeo!

Vem descobrir o microbioma

No nosso corpo habita uma complexa comunidade de microrganismos a que chamamos microbioma humano. A maior parte desta comunidade vive em simbiose connosco numa relação mutuamente benéfica, essencial para a manutenção da nossa saúde.

Por outro lado, em determinadas condições alguns destes microrganismos podem tornar-se prejudiciais e ajudar outros a provocar-nos algumas doenças.

Se queres perceber um pouco mais sobre como é que os bichinhos que vivem dentro de nós se alimentam, que impacto tem a nossa dieta nesta comunidade microbiana e em nós e a relação com a nossa saúde, vê o nosso vídeo!

Público-alvo: todas as idades

As máquinas das bactérias que produzem combustível para as nossas!

Usando cristalografia de raios-X e arrays de hidratos de carbono, os nossos grupos de investigação têm estudado proteínas de organismos anaeróbios e celulolíticos com potencial biotecnológico de produzir bioetanol a partir de biomassa de origem agrícola e florestal. Em alguns organismos, o conjunto das proteínas que eles secretam para fora da célula, e que degradam os açúcares das plantas, chama-se Celulossoma.

Aqui, viajamos através de um poster que ilustra a estrutura intrincada e a composição complexa da parede celular vegetal, passando pela química necessária à sua conversão em bioetanol. Além dos polissacáridos complexos e açúcares mais simples, estão representados vários modelos das estruturas 3D das proteínas estudadas por nós.

O que são biofilmes?

Aqui mostramos o que são os biofilmes, comparamos este fenótipo com o planctónico e descrevemos a forma como estes conseguem resistir a condições mais agressivas.

O objetivo é também apresentar as áreas onde a formação de biofilmes constitui uma ameaça, como a medicina (principalmente ao redor dos implantes ósseos) e a indústria de laticínios.

Público-alvo: Alunos dos ensinos secundário e superior, com conhecimentos básicos em microbiologia, como reconhecimento de conceitos como bactérias, moléculas, etc.

O lado brilhante dos biofilmes

Se no vídeo anterior mostramos áreas onde os biofilmes constituem uma ameaça, neste vídeo apresentamos aplicações onde estes têm inúmeras vantagens.

Da alimentação à biorremediação, as vantagens deste fenótipo baseiam-se, na sua maioria, na sua maior resistência. Queremos, essencialmente, fazer com que os biofilmes não sejam apenas reconhecidos pelos seus pontos negativos.

Espreita também os nossos instrumentos de trabalho e instalações!

Uns mais sofisticados, outros menos, mas todos importantes para fazermos ciência!