História

O Núcleo de Biologia Celular e Molecular (NBCM) foi criado por um grupo de alunos da Licenciatura em Biologia Celular e Molecular (LBCM), no dia 11 de Maio de 2012, com o objectivo de divulgar a área da Biologia Celular e Molecular na comunidade envolvente. Contudo, a aprovação do NBCM como núcleo oficial da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (AEFCT-UNL) ocorreu apenas em 2014.

No dia 4 de Junho de 2012, ocorreu o lançamento da Página no Facebook do NBCM, tornando-se no primeiro meio de divulgação do NBCM.

O primeiro evento realizado pelo NBCM foi uma visita à Fundação Champalimaud no dia 2 de Julho.


Visita à Fundação Champalimaud

No dia 11 de Fevereiro de 2013, o NBCM realizou o evento "Conversas de Gerações na Ciência", com a participação da Professora Doutora Dora Brites, do Professor Doutor Ludwig Krippahl e da Mestre Júlia Pinho.


1ª Edição "Conversas de Gerações na Ciência"

Em Maio do mesmo ano, o NBCM organizou uma visita conjunta à exposição “360º Ciência Descoberta” no Instituto Glubenkian Ciência (IGC), no dia 12.

No fim do ano lectivo, realizou-se uma visita ao Instituto de Medicina Molecular (IMM), no dia 6 de Junho. A visita incluiu um overview geral das instalações do IMM, assim como uma conversa com os Doutores Luísa Figueiredo (Unidade de Genética Molecular de Parasitas) e Domingos Henrique (Unidade de Biologia do Desenvolvimento) sobre o trabalho desenvolvido pelos respectivos laboratórios.

No dia 08 de Setembro de 2013 foi lançado o Website do NBCM.

Em Novembro de 2013, o NBCM decidiu criar um evento com a participação de ex-alunos de LBCM: “BCM Sem Fronteiras”. Este evento contou com a participação dos alumni Daniel Gamito, Miguel Larguinho e Vera Junqueiro que falaram um pouco sobre o seu percurso profissional e as dificuldades que surgiram ao longo do tempo.


BCM Sem Fronteiras

Dia 14 de Fevereiro de 2014, o NBCM organizou as primeiras JORnadas TECnológicas (JORTEC) em Biologia na FCT. Estas tiveram como tema a "Diversidade em Biologia" e na qual participaram como oradores convidados investigadores portugueses de diversas áreas da Biologia: Dr. Hélder Cruz, Prof. Dr. João Moreira, Dra. Karina Xavier, Prof. Dra. Liliana Bernardino e Prof. Dr. Miguel Viveiros.


JORTEC em Biologia: "Diversidade em Biologia"

Para terminar o ano lectivo, no dia 14 de Maio ocorreu a 2ª Edição do "Conversas de Gerações na Ciência", desta vez focado na área da Microbiologia contando com a participação da Mestre Carla Gonçalves, da Dra. Luísa Figueiredo e do Dr. João Piedade.


2ª Edição Conversas de Gerações

Dias 05 e 06 de Novembro de 2014 o NBCM junta-se às atividades de Celebração dos 35 anos da AEFCT incluindo um café concerto, um peddypaper de mostra de núcleos e ainda atividades lúdicas com os estudantes do campus.


Celebração 35 anos AEFCT

A 12 de Novembro de 2014 o NBCM organizou mais uma edição de Conversas de gerações, desta vez no âmbito das neurociências, com os oradores: Mestre Diogo Rombo, Doutora Catarina Ramos e ainda a Doutora Catarina Oliveira.


3ª Edição Conversas de Gerações

O NBCM junta-se à iniciativa ClubeMath no dia 17 de Janeiro de 2015 organizado pelo Departamento de Matemática na área da promoção da Biologia Matemática - genética e as probabilidades, os microrganismos de reprodução à potência e a natureza geométrica.

A 10 de Fevereiro o NBCM tem o orgulho de organizar as JORTEC em Biologia 2015, onde “Are you Biocreative?” é o mote que lança esta 2ª Edição, na qual estiveram presentes oradores de formação em diversas áreas como a matemática, a arte e a informática, entre outras, mas que atualmente trabalham na área da Biologia, tais como: Doutora Paulina Mata, Mestre Marta de Menezes, Mestre Ana Priscila Alves, Mestre Samuel Viana, Empresa Wish a Bean, Doutora Ana Paula Pêgo e Doutora Nádia Pinto.


JORTEC Biologia 2015

Nos dias 26 e 27 de Fevereiro o NBCM promoveu uma viagem ao Porto onde foram divulgados doutoramentos e mestrados bem como ocorreram visitas a centros de investigação importantes da Invicta (ICBAS, FFUP, IPO do Porto, INEB, IBMC e CEMUP).


Viagem do NBCM ao Porto

Desta vez, para terminar o ano letivo, no dia 8 de Maio 2015 ocorreu mais um "BCM sem fronteiras - E agora que acabaste a licenciatura?", que contou com os alumni Afonso Bravo, Ana Duarte, Ana Sofia Salsinha, Carolina Pereira, Duarte Brandão, Hugo Brito, Laura Luzia, Luís Simões, Pedro Moura e Rita Belo.


2ª Edição BCM sem Fronteiras

Além destes eventos, desde 2013 que o NBCM participa na ExpoFCT em colaboração com o Departamento de Ciências da Vida (DCV), onde realiza uma actividade relacionada com a extracção de DNA de frutas e ajuda na divulgação dos cursos do DCV.


Expo FCT 2015