Apresentação

O Programa Doutoral em Química Sustentável é um Programa Doutoral em Associação entre a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Porto, promovido pelo Laboratório Associado REQUIMTE.

O PDQS tem como principal objectivo dar aos alunos de doutoramento uma formação avançada em Química através da investigação nos limites do conhecimento,  criando ao mesmo tempo um enquadramento para a educação integral do estudante através do desenvolvimento de competências transversais e de empreendedorismo e de atitudes éticas face à ciência e à sua aplicação ao desenvolvimento das sociedades humanas.

O PDQS é constituído por um Curso de Doutoramento em Química Sustentável, CDQS, de 60 créditos e pela preparação e defesa de uma dissertação. O CDQS é distribuído por 40 semanas de trabalho do estudante no primeiro ano do Doutoramento, estando a parte lectiva de contacto concentrada em 4 Escolas.

Nas 4 Escolas, com uma semana de duração cada,  todos os estudantes são reunidos para actividades conjuntas. Estas Escolas constituem as grandes oportunidades para aprendizagens temáticas em grupo. No tempo restante os estudantes estarão na Universidade do Porto ou na Universidade Nova de Lisboa em trabalho individual orientado ou em trabalho de grupo local. (O calendário concreto das actividades é fixado anualmente pelo Director do Programa, sendo permitidos pequenos ajustes ao acima descrito). A inscrição  definitiva como Estudante de Doutoramento depende da aprovação neste curso.

O Programa tem a duração mínima de 3 anos académicos, podendo prolongar-se até 4 anos e só muito excepcionalmente podendo ultrapassar esta duração.

No PDQS, foram criadas condições para que os estudantes possam usufruir plenamente das oportunidades de aprendizagem internas ao REQUIMTE nas duas universidades participantes e ainda das criadas fora das fronteiras estritas do Programa, em outras universidades nacionais ou estrangeiras, noutros programas de doutoramento ou em qualquer outras iniciativas consideradas de utilidade.