FAQs Plataforma RAD

Geral

G1: Onde é possível consultar o regulamento RAD? 

O regulamento RAD pode ser consultado no separador Regulamentos 

G2: Onde é possível consultar as instruções para utilização da aplicação de suporte ao RAD (designada adiante por aplicação)? 

As instruções podem ser visualizadas no separador Apoio e Links Úteis

G3: Como aceder à aplicação? 

A aplicação pode ser acedida na seguinte página:  https://erp.unl.pt

Na página de entrada escolher Avaliação de Docentes

G4: Como são tratadas as reclamações na aplicação? 

As reclamações não são tratadas pela aplicação. As reclamações devem ser submetidas através do link disponível no separador Apoio e Links Úteis

2. Regras de orientação 

Qualidade dos dados importados 

A aplicação permite a importação de dados do sistema CLIP (https://clip.fct.unl.pt) e Pure (https://research.unl.pt/).  

Caso sejam detetados erros, os dados poderão ser corrigidos nos sistemas fonte (CLIP ou Pure) e reimportados. 

Ainda assim, o pressuposto da aplicação é que possam ser acrescentadas, editadas e removidas peças de forma manual. As alterações manuais são assinaladas pela aplicação. 

Os avaliados devem validar as informações importadas e, sempre que aplicável, classificar e preencher a informação em falta relativa às peças curriculares. Exemplo, após importação de “Research-outputs” do Pure é necessário classificar as peças importadas respeitantes à produção científica. 


3. Importação de dados 

A aplicação obtém dados (CLIP e Pure) dos docentes no início do processo de autoavaliação. Os dados são obtidos em tempo real por solicitação do avaliado. 

Caso o avaliado necessite de submeter uma nova autoavaliação, poderá solicitar a reimportação dos dados (CLIP e Pure).  

Além de assegurar a importação de alguns tipos de peças curriculares, a aplicação disponibiliza mecanismos para editar e inserir manualmente todas as peças curriculares. 

A aplicação assinala as alterações aos dados importados atribuindo uma cor distinta aos campos alterados. 

I1: Que dados são importados do sistema de gestão académica CLIP (https://clip.fct.unl.pt)? 

São importadas as seguintes informações: 

1. Regências de UC; 

2. Inquéritos pedagógicos; 

3. Turnos (atividade letiva); 

4. Horas docência e dispensa; 

5. Orientações Mestrados 

I2: Que dados são importados do sistema Pure (https://research.unl.pt)? 

Resposta: São importadas as seguintes informações: 

1. Research Outputs 

I3: Que dados não são obtidos de sistemas externos? 

As seguintes informações necessitam de ser inseridas de forma manual na aplicação: 

1. Projetos (Tabela VI 2) 

2. Notoriedade - Tabela VI 3 

3. Atividades de gestão académica - Tabela VGa 

4. Peças curriculares da vertente extensão - Tabela VE 

5. Orientações científicas de doutoramentos - Tabela VD 2 

6. Orientação de projeto ou estágio de 1.º ciclo - Tabela VD 2 

7. Participação em atos académicos - Tabela VD 3 

8. Peças curriculares de apoio ao ensino da UC - Tabela VD 1 

I4: A aplicação importa dados dos docentes do ERP RH? 

Sim. Quando são efetuadas alterações no ERP RH essas alterações são sincronizadas na aplicação. As informações importadas do ERP RH não são persistentes na aplicação.  

I5: No processo de autoavaliação é possível reimportar os dados dos sistemas CLIP e Pure? 

Sim. Se necessário, poderão ser realizadas alterações aos dados fonte nos sistemas CLIP e Pure e, posteriormente, o avaliado pode reimportar os dados. Esta operação substitui todos os dados importados previamente, inclusivamente, as alterações realizadas sobre os dados importados. 

I6: É possível reiniciar o processo de autoavaliação? 

Sim. O avaliado pode reiniciar o processo de autoavaliação. Esta operação substitui todos os dados registados ou importados anteriormente. 

4. Docência - CLIP 

D1: A que corresponde o serviço de docente importado do CLIP? 

As horas de serviço de docente importadas do CLIP correspondem ao serviço de docente concreto (horas semanais do docente nos turnos). 

D2: Como devem ser registadas as dispensas no CLIP? 

O número de horas semanais de dispensa deve ser registado no CLIP de forma harmonizada à duração do período letivo. 

D3: Como são contabilizados os orientadores das teses de mestrado e doutoramento? 

Uma tese com mais do que um orientador tem, no mínimo, dois coorientadores. Caso contrário, tem um orientador. 

D4: Como são determinados os coorientadores ou orientador das teses de mestrado? 

Os coorientadores ou orientador correspondem às informações registadas no CLIP em "orientador, coorientador ou elemento de ligação da FCT". 

D5: Relativamente às teses de mestrado, quais as UC importadas do CLIP? 

Apenas são importadas as unidades curriculares de dissertação para as quais existam orientações ou coorientações registadas no CLIP. 

D6: A que corresponde a nota importada nos inquéritos pedagógicos? 

Nos inquéritos pedagógicos a nota importada corresponde à média da avaliação atribuída pelos estudantes ao docente. 

D7: Como permitir o registo de orientações de mestrado e doutoramento que não estão registadas no CLIP? 

Mestrados: No registo de orientações de mestrados externas os avaliados deverão selecionar a UC “Dissertação” e adicionar no campo observações os detalhes sobre a mesma (estabelecimento, etc.). 

Doutoramentos: No registo de doutoramentos é possível registar orientação do tipo externo e interno. Depois de selecionarem o tipo de orientação externa, deverão registar o estabelecimento, programa, etc.

5. Investigação - Pure 

I1: O que é o Pureid? 

O Pureid é um campo único que permite identificar univocamente os utentes. Esta informação necessita de ser introduzida à priori na aplicação e pode ser obtida para cada avaliado junto da equipa do Pure. No início do processo de autoavaliação, o Secretariado do CCA introduz essa informação na Plataforma. 

I2: Como é determinada a classificação das revistas? 

Na classificação de A..B ..C.. dos artigos é adotada a classificação da revista na área científica selecionada pelo avaliado. 

I3: Porque é possível proceder à introdução de valores do tipo “proposta de avaliação”? 

A proposta de avaliação é apresentada ao utilizador quando, de acordo com o RAD FCT NOVA, é possível inserir uma pontuação variável num intervalo pré-definido. 

I4: Como devem ser registados os Projetos de I&D e atividades de gestão académica na aplicação?  

Resposta: Os Projetos de I&D e atividades de gestão académica devem ser inseridos na aplicação por ano civil, isto é, um registo por ano civil. 

No caso de um projeto que dure vários anos, deverá ser introduzida uma entrada para cada ano. A opção Duplicar permite reproduzir a informação introduzida para um ano, bastando depois alterar as datas (e outros dados que eventualmente sejam diferentes) 

I5: As atividades de gestão académica devem ser inseridas com períodos de um ou três anos? 

Para cada ano deve ser introduzida uma entrada. A opção Duplicar permite reproduzir a informação introduzida para um ano, bastando depois alterar as datas (e outros dados que eventualmente sejam diferentes). 

A solução permite a introdução de múltiplas entradas do mesmo tipo em diferentes períodos para permitir, por exemplo, adicionar entradas em anos intercalares. 

6. Utilização da aplicação 

A1: Como consultar a ficha de autoavaliação? 

As fichas de autoavaliação (submetidas ou não) podem ser consultadas pelos avaliados na respetiva área pessoal da aplicação.  

A2: Como consultar as avaliações? 

A consulta de avaliações pelos avaliados pode ser realizada na respetiva área pessoal da aplicação. 

Nesta área também é possível obter o relatório com avaliação detalhada no formato PDF. 

Apenas é possível para os estados "Avaliação validada", "Avaliação final submetida" e "Avaliação homologada".  

A3: Porque existem campos com diferentes cores? 

Os dados alterados ou inseridos manualmente são apresentados numa cor distinta para diferenciar dos dados importados dos sistemas CLIP e Pure.  

A4: A propósito de (Artigo 21.º) do RAD, o que acontece quando um docente está simultaneamente nas condições referidas em 19 a) e 19 c)? 

Prevalecem as condições referidas em 19 c). 

A5: Os avaliadores podem criar uma avaliação com peças curriculares distintas das registadas pelo avaliado? 

Sim. 

A6: O Presidente de Departamento pode propor a alteração de classificação de um docente? 

Sim, nos termos definidos no art.º 10º do RAD FCT NOVA. 

A7: O que acontece no caso da substituição de um avaliador? 

Na alteração de um avaliador, o sistema tem em conta se avaliação está no passo de avaliador substituído. Em caso afirmativo, é criada uma nova versão para submissão por parte do novo avaliador.