Início


O Núcleo de Química Aplicada constituiu-se no final de 2016 com os objetivos de complementar a formação dos alunos de Química e esclarecer, junto dos alunos mais jovens, o que é que um Químico pode fazer e porque é que vale a pena investir nesse tipo de formação. Com este objetivo temos planeadas palestras acerca de temas que não sejam abordados durante o percurso curricular, atividades que coloquem os alunos em contacto com empresas e que lhes deem a conhecer o que os empregadores procuram nos candidatos, e ainda uma bolsa de estágios a nível nacional.

Enquanto Núcleo de Química, estamos também filiados na ANEQ, Associação Nacional de Estudantes de Química, sendo aliás, o primeiro Núcleo de Química da região de Lisboa a filiar-se. A ANEQ tem como objetivo a defesa dos direitos dos alunos e o desenvolvimento de atividades de enriquecimento curricular cujo maior exemplo é a organização do ENEQUI, o Encontro Nacional de Estudantes de Química.


Eventos passados:

- Jortec 2017

A Jortec de Química Aplicada de 2017 contou com a assistência do recém-criado NQA.

                                                       

                                                    

- Ciclo de Conferências

O sucesso do primeiro Ciclo de Conferências organizado pelo NQA deve-se em grande parte à diversidade dos tópicos abordados pelos oradores convidados, desde a indústria, a áreas exóticas da investigação, passando também pela divulgação da Química, sendo esta última respresentada pelo ilustre Prof. Peter Atkins, um autor mundialmente reconhecido.

                                                                                  

                                        

- Visita da Amsterdams Chemisch Dispuut

Em conjunto com o NuBioq e o NEQB, foram recebidos no campus da FCT cerca de 50 alunos holandeses de Química. Estes tiveram um dia repleto de demostrações de diversos laboratórios do DQ, sendo este finalizado com uma sessão de "speed-dating", onde tanto eles como os alunos da nossa faculdade puderam trocar experiências.

                                                                                    

- Escola de Verão

Entre 10 e 21 de julho foram recebidos 10 alunos do secundário na faculdade, onde realizaram trabalhos práticos nos laboratórios durante duas semanas. Organizada pelo NQA, sob supervisão dos professores,  deu-se assim a conhecer melhor aos alunos pré-universitários a área da química e os cursos da FCT a esta associados, podendo ajudá-los com a decisão na candidatura.

                                                   

                                                   

- Workshop Química Supramolecular

Nos dias 24 e 25 de julho, foi dado um workshop pela Profª Drª Magdalena Cid, professora convidada da Universidade de Vigo. Sendo um workshop mais dedicado a alunos de doutoramento, este workshop contribuiu com 2ECTS para os participantes do programa doutoral de química.