Biotech Medical Solutions vence o 2º lugar no Idea-to-Product Europe

No passado dia 17 de Junho, a Biotech Medical Solutions (BMS) conquistou o 2º lugar na final europeia do Idea-to-Product (I2P), realizado em Aachen, na Alemanha.
A equipa portuguesa apresentou a sua tecnologia perante um júri experiente, composto por agentes de transferência de tecnologia, consultores e investidores, provenientes de reconhecidas instituições como a Boston Consulting Group, a PricewaterhouseCoopers e a High-Tech Grunderfonds.
O foco tecnológico da BMS é o desenvolvimento de produtos hemostáticos, que permitam estancar hemorragias massivas durante cirurgias. BleedFor, o produto apresentado no concurso de empreendedorismo tecnológico, tem a capacidade de estancar uma hemorragia em apenas 60 a 90 segundos. Vem assim trazer uma forte vantagem comparativa face às soluções actuais, como a utilização de compressas, que podem requerer um tempo de actuação entre 20 a 60 minutos.
Os fundadores da Biotech Medical Solutions, alunos e ex-alunos da Universidade NOVA de Lisboa, revelaram uma enorme satisfação pela atribuição do importante prémio internacional. O feedback positivo recebido em solo germânico é, para o grupo, um sinal claro do enorme potencial que este projecto representa na área da medicina, ao permitir aos médicos a estabilização dos seus pacientes em salas de cirurgia nas situações mais adversas que possam encontrar.
A Biotech Medical Solutions foi a vencedora do concurso de Planos de Negócio da Universidade NOVA de Lisboa em 2010.