Fundamentos da construção e da reabilitação sustentável

Docentes:

• Francesca Poggi - FCSH UNL
  • Graça Martinho - FCT UNL
  • Miguel Amado - IST UL

Objetivos da unidade curricular

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimento científico específico à temática da construção e reabilitação sustentável. Noções de sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, construção e economia circular e apresentação de boas práticas na construção e reabilitação sustentável serão determinantes para o domínio do controlo dos impactes do edifício no meio envolvente.

Programa da unidade curricular

• 1.1.a - Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável (enquadramento, conceitos e princípios; potencial da reabilitação sustentável do património edificado; a sustentabilidade na nova construção; o reforço do desempenho funcional dos edifícios no contexto da construção e reabilitação; redução no consumo de recursos naturais).
  • 1.1.b - Construção e economia circular (conceito de economia circular; importância da reabilitação no pacote da economia circular; políticas e legislação comunitária e nacional em matéria de construção e reabilitação urbana; instrumentos financeiros de apoio à reabilitação urbana).
  • 1.1.c - Boas práticas na construção e reabilitação sustentável (exemplos).

Bibliografia recomendada

Amado, Miguel P., Reaes Pinto, Oliveira, Ana M. Oliveira, Ramalhete, Inês (2015) – Construção Sustentável – conceito e prática, 249 pgs, Editora Caleidoscópio_Edição e Artes Gráficas, SA, Casal de Cambra, ISBN: 978-989-658-324-8.

Costa, A; Tavares, A; Varum, H. (2011) Manual de Reabilitação e Manutenção de Edificios- Guia de Intervenção. Inovadous, Departamento de Engenharia da Universidade de Aveiro.

Paiva, J.V.; Pedro, J.B.; Vilhena, A. (2011), Método de Avaliação das Necessidades de Reabilitação (MANR) – Desenvolvimento e aplicação experimental. LNEC, Lisboa.

Coelho, André; Brito, Jorge (2011): Economic analysis of conventional versus selective demolition – a case study. Resources, Conservation and Recycling, Vol. 55, Issue 3, pages 382-392. http://doi.org/10.1016/j.resconrec.2010.11.003

Coelho, André; Brito, Jorge (2012): Influence of construction and demolition waste management on the environmental impact of buildings. Waste Management, Vol. 32, Issue 3, pages 532-541. http://doi.org/10.1016/j.wasman.2011.11.011

Métodos de avaliação

Trabalhos previstos em 4.1 ou 4.2.