Plano de Actividades e Destinatários

A nível societal, porque o desenvolvimento de produtos alimentares de base com características funcionais (Pera Rocha fortificada em cálcio) promove a saúde pública numa base bioeconómica sustentável, tal como propõe a Comissão Europeia, promovem-se estratégias, sinergias e complementaridades com outras áreas políticas, instrumentos e fontes de financiamento que partilhem os mesmos objetivos, nomeadamente as políticas no domínio do ambiente, indústria, emprego, energia e saúde.

Actividades Previstas

1ª ETAPA - ESTUDOS DE BIOFORTIFICAÇÃO DE PERA ROCHA EM CÁLCIO

1.1.Implementação do Sistema de Biofortificação Natural com Cálcio
1.2.Caracterização do Coeficiente de produção / produtividade da produção de Pera Rocha biofortificada em cálcio

1.3.Quantificação da mobilidade e da localização tecidular do cálcio na Pera Rocha

1.4.Quantificação de taxas de mobilização de fotoassimilados no decurso do desenvolvimento do fruto biofortificado

2ª ETAPA - ENSAIOS DE CONSERVAÇÃO E ESTABILIDADE DA PERA ROCHA BIOFORTIFICADA EM CÁLCIO

3ª ETAPA - DEFINIÇÃO DE PADRÕES DE QUALIDADE DA PERA ROCHA BIOFORTIFICADA

Resultados Previstos

A nível societal, porque o desenvolvimento de produtos alimentares de base com características funcionais (Pera Rocha biofortificada em cálcio) favorece a saúde pública numa base bioeconómica sustentável, tal como propõe a Comissão Europeia, promovem-se estratégias, sinergias e complementaridades com outras áreas políticas, instrumentos e fontes de financiamento que partilhem os mesmos objetivos, nomeadamente as políticas no domínio do ambiente, indústria, emprego, energia e saúde.

Neste enquadramento prevê-se o desenvolvimento de tecnologias (i.e., um itinerário técnico) e a produção de Pera Rocha naturalmente fortificada em cálcio, com elevados padrões de qualidade (portanto, um alimento funcional com valor nutricional acrescido), que se antevê estar na base de um mercado potencial por favorecer a prevenção de várias doenças, nomeadamente, o raquitismo em crianças e a osteomalácia em adultos.

Detalhando, pretende-se obter e disseminar os seguintes resultados junto dos potenciais interessados na produção de Pera Rocha biofortificada em cálcio:

1º-Itenerário técnico para produção de Pera Rocha biofortificada em cálcio. Portanto, em paralelo com a aplicação clássica de adubo, insecticidas e fungicidas, um descritivo técnico sobre os tipos, acção, concentrações, e tempos de aplicação dos fertilizantes testados durante o desenvolvimento fenológico da cultura.

2º-Resposta da Pera Rocha à biofortificação em cálcio, considerando teores de acumulação e localização tecidular do cálcio. Portanto, facultando uma indicação de possíveis rotas alternativas ao produtor para comercialização na indústria, com base num mapeamento fisiológico da deposição de cálcio nos frutos.

3º-Coeficientes de produção / produtividade. Portanto, fornecendo uma perspectiva da consequente rentabilidade económica média em caso de comercialização sem transformação, a nível nacional e internacional.

4º-Definição da qualidade nutricional Pera Rocha biofortificada (categorias Extra, I e II) à colheita e durante a manutenção em câmara pelo produtor.

Potenciais Destinatários

Com o desenvolvimento de pera Rocha biofortificada em cálcio com características nutricionais diferenciadoras e profilácticas para a saúde pública das sociedades, os potenciais beneficiários são ainda as PME ou pessoas singulares ligadas ao sector da hortifruticultura e produtos transformados, respectivas associações e cooperativas.

Destaca-se neste caso a capacidade aglutinadora da Frutalvor – Central Fruteira CRL, parceira deste projecto, com uma produção anual de 8000 ton de maçã e pera Rocha, envolvendo 350 ha de pomares (maioritário em Caldas e Óbidos), e escoamento da produção junto do mercado nacional de grande superfície (40%), pequenos comerciantes (20%) e mercado externo (40%, sendo a Inglaterra o principal destino).